Despertar nossos filhos com beijos é um ritual emocional e social do qual todas as crianças podem se beneficiar desde muito cedo. Não é apenas uma maneira de ajudá-los a abrir os olhos carinhosamente, é também um mecanismo excepcional para celebrar o novo dia, reforçando o vínculo mãe e filho (ou pai e filho).
Se há algo que não podemos esquecer é que todo o nosso universo social está carregado de ritos e costumes cotidianos que constroem nossa realidade, cobrando-a de significados mais ou menos positivos. Os costumes que ocorrem em uma casa também influenciam o modo como as crianças entendem o mundo.
Se uma criança não tem esse tipo de reforço emocional baseado em um abraço de boa noite, um beijo de bom dia, um “como está o dia?” Depois da escola ou naqueles detalhes inesperados com os quais transmitir alegrias e Surpreende periodicamente, aquele pequeno crescerá pensando que no mundo, as emoções positivas não têm valor.
Um beijo de manhã é um presente para ambos que devem ser praticados diariamente. Algo que a princípio pode parecer bobo, na verdade contém muitas dinâmicas psicológicas e emocionais que é interessante saber.
Como para beijar nossos filhos no período da manhã é muito saudável
Sabemos que eles crescerão, estamos muito conscientes de que chegará um dia em que eles vão fugir. Não importa. O ideal é começar desde o primeiro dia em que chegam ao mundo para dar àquelas amostras de afeto como forma de alimentação e desenvolvimento do seu cérebro, graças a esse carinho que conforta.
Um novo dia começa e a mamãe te ama
É muito possível que seu bebê tenha deixado você dormir muito pouco, você pode ter acordado a cada três horas para amamentá-lo ou dar-lhe uma mamadeira nos primeiros meses de vida. No entanto, quando o novo dia chega e você tem que levantá-los, você faz isso “beijando-os”.
. Este ato muito natural é uma maneira sensacional de estar “presente”, de moldar isso aqui e agora, onde a transmissão de emoções conforta a criança e faz com que ela se sinta segura e amada.
. Um beijo é um sinal de amor e uma linguagem que nossos filhos aprenderão imediatamente.
. Por sua vez, embora existam muitas maneiras de dizer “eu te amo”, o que é inscrito nos abraços, beijos e carícias que compõem a linguagem não-verbal, é o que detém mais poder.
O abraço de boa noite e o beijo de bom dia
Nós já sabemos que um beijo de bom dia é muito positivo para desenvolver em nosso filho esse vínculo afetivo, onde podemos mergulhar nos rituais sociais que caracterizam nossa família. No entanto, não podemos esquecer que o ato de ir dormir também precisa desse pequeno reforço emocional que muitas crianças apreciam.
. Enquanto nossos filhos crescem, eles vão dormir mais horas seguidas sem precisar de nós. No entanto, não podemos esquecer que, em média, uma criança precisa dormir entre 10 e 13 horas.
. É, sem dúvida, muito tempo e uma maneira de incentivar um descanso profundo, seguro e feliz está favorecendo uma despedida adequada.
. Em nosso espaço, já falamos com você em várias ocasiões sobre como é apropriado ler uma história para nossos filhos, mesmo que eles ainda sejam muito pequenos. Depois de ler a história, algo tão simples como dar-lhes um profundo e longo abraço fará com que se sintam mais relaxados.
Para que uma criança se sinta amada é necessário que cuidemos desse tipo de ritual diário. Se criarmos nossos filhos às pressas, vestindo-os rapidamente para levá-los ao berçário ou à casa dos pais, ou se os colocarmos na cama rapidamente à noite com a ideia de poder fazer outras coisas em casa, negligenciaremos o mais importante: o mundo emocional e psicológico das próprias crianças.
Não há pressa, respeitemos os tempos das crianças e as atendamos em todas as suas necessidades: biológicas, psicológicas e afetivas.
. Algo tão simples como acordá-los para beijos, dando-lhes momentos preciosos onde abraçar, falar e fazê-los rir compõem aqueles momentos significativos que deixam um impacto muito positivo em seu cérebro.
. Ajudá-los a chegar ao novo dia com um sorriso e com uma mãe e um pai que mostram o quanto eles os amam, lhes permitirá crescer com segurança, sempre tendo-nos como sua principal referência.
À medida que envelhecem, eles podem já estar um pouco desconfortáveis com estas exibições efusivas de afeto, mas por dentro, mesmo que você não acredite, eles ainda serão gratos.
Artigo extraído e adaptado do site Eresmamá
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…