Pamela Camocardi

Não se engane: amor só faz morada em coração limpo

O seu coração está limpo? Limpo para receber um novo amor ou para recomeçar um antigo? Limpo para se jogar em uma aventura de sábado à noite ou para jurar amor eterno em um altar? Limpo para viver sem mágoas, sem ressentimentos e sem medos? Então, sente aqui e vamos conversar.

Para começo de conversa deixemos claro que um coração limpo não é um coração sem marcas (até porque não conheço um ser humano na face da terra que não tenha lembranças ruins, amores mal resolvidos ou histórias dignas de filmes). Nosso coração é cheio de marcas e de cicatrizes mesmo. Algumas possuem até nome e endereço. A questão que discutiremos aqui é como somos capazes de amar em liberdade e não valorizamos isso.

Parece automático: mal saímos de um relacionamento e já queremos entrar em outro. Tudo para não sentir saudade, carência ou rejeição. O problema é que limpar um coração exige tempo e nem sempre ele é curto como gostaríamos.

Para que uma relação dê certo não podemos trazer bagagens traumáticas de relações anteriores. Até, porque, convenhamos: querer que um novo amor cure seus traumas ou faça a faxinal emocional que você se recusou a fazer é, no mínimo, um sentimento egoísta do seu ego.

É preciso entender que tudo o que acontece tem um motivo e que ninguém cai de paraquedas nas nossas vidas. Mesmo nos relacionamentos ruins tiramos aprendizagens que levaremos conosco para sempre. Através deles sabemos muito bem o que queremos e o que não queremos mais nas nossas vidas.

Já imagino que a essa altura do campeonato você esteja perguntando “tá, Pamela, e como faço para limpar o coração?”. Agora entra a parte boa da história: é mais simples do que você imagina!

Primeiramente, esteja disposto a isso. Purifique sua mente, busque equilíbrio emocional e pare de aceitar migalhas de atenção. Entenda que você é um ser único e, como tal, merece um relacionamento leve, intenso e duradouro. Acredite no amor, nas pessoas e nas novas possibilidades que surgem na sua vida.

Limpeza de coração exige constância. É um exercício diário de equilíbrio emocional, autocontrole e amor próprio. É acreditar que a vida acontece agora e que, embora o passado tenha sua importância, não é capaz de determinar seu futuro.

Um coração limpo é um coração preparado para receber um novo amor, com pessoas dispostas a fazerem dar certo. É um coração curado, forte e equilibrado e, acredite, isso fará de você uma nova pessoa. Como dizia Caio Fernando Abreu “bonito mesmo é essa coisa da vida: um dia, quando menos se espera, a gente se supera. E chega mais perto de ser quem – na verdade – a gente é”.

Foto por catálogo de pensamento no Unsplash

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Share
Published by
Pamela Camocardi

Recent Posts

Com ação implacável e emoções à flor da pele, este thriller da Netflix é imperdível

Se você é fã de tramas intensas, cheias de ação e drama emocional, Através das…

2 dias ago

O que acontece conosco quando não temos amigos da infância?

A infância é um período de aprendizado intenso, onde relações interpessoais desempenham um papel crucial…

2 dias ago

Só os mais atentos conseguem desvendar o 2º rosto dessa ilusão de ótica

Uma nova ilusão de ótica tem desafiado os internautas, com uma imagem que esconde um…

3 dias ago

A comédia romântica da Netflix que promete conquistar seu coração e te levar a lugares paradisíacos

A sequência do aclamado musical “Mamma Mia!” fez sucesso entre os fãs do musical e…

3 dias ago

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os animais

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os…

4 dias ago

Você precisa sempre deixar a casa arrumada? Saiba o que diz a psicologia sobre esse hábito

Ter uma casa impecavelmente organizada pode parecer apenas uma preferência, mas para a psicologia, esse…

4 dias ago