REFLEXÕES

Não é o passado que nos afeta, mas o que esse passado diz sobre nós

“É impossível que o passado nos aflija. O passado está congelado. Todas as nossas ansiedades estão no presente”, escreveu o filósofo Igor Sibaldi, mudando assim o foco de atenção do passado para o presente, do imóvel para o que podemos mudar.

Não há dúvida de que o passado pode se tornar um fardo pesado que nos impede de avançar ou nos mantém paralisados ​​em um ponto do nosso caminho marcado por sentimentos como culpa, tristeza e/ou ressentimento. Nós não podemos voltar ao passado para mudar isso. O que está feito está feito. No entanto, o que realmente nos incomoda e nos liga – embora muitas vezes tenhamos dificuldade em reconhecê-lo – não é o passado em si, mas o que esse passado nos diz é o que o passado traz para o presente.

Nosso cérebro está “ancorado” ao passado

O único passado que nos liga é aquele que não podemos aceitar. Um estudo realizado na Universidade de Harvard provou que, quando vivemos uma situação muito estressante, essas experiências permanecem gravadas no cérebro.

Esses neurocientistas perguntaram às pessoas que sofreram traumas psicológicos, para ouvirem uma descrição do que lhes acontecera e, nesse meio tempo, para escanear seus cérebros. Eles descobriram que, quando as pessoas reviviam o passado, algumas partes do cérebro se ativavam, especialmente a amígdala, o núcleo do medo e o córtex visual. No entanto, eles também descobriram que a área de Broca, a área responsável pela língua, foi desativada.

Isto significa que quando vivemos uma situação muito intensa a partir do ponto de vista emocional e olhar para o passado, revivido como se fosse real, nós experimentar novamente as mesmas emoções com a mesma intensidade, porque não poderia aceitá-lo e transformá-lo em uma experiência narrativa.

Converter o passado em uma experiência narrativa significa que temos dado um sentido e nós incorporamos em nossa história de vida. Isso nos permite avançar. No entanto, muitas vezes ficamos presos no passado, porque deixamos de integrar o nosso “eu” o que a experiência nos diz.

Quando não queremos aceitar partes de nós

A dissonância cognitiva envolve um conflito em nosso sistema de idéias e crenças, uma incompatibilidade entre duas cognições simultâneas. Esta é uma inconsistência interna entre a imagem que temos de nós mesmos e a nova imagem que a experiência trouxe à tona.

Quando uma situação no passado envolve uma mudança na maneira como nos vemos, é mais difícil de aceitar. Se nós violamos nossas próprias normas, valores e crenças, é muito difícil tomar a divisão que foi gerado no “I” ideal tínhamos construído.

Em 1980, Weinstein, um psicólogo da Universidade de Nova Jersey, descobriu que muitas vezes nos vemos de uma forma muito positiva, tão positiva que rompe com as probabilidades a ponto de nos fazer nutrir expectativas irrealistas sobre nós mesmos.

Em seus estudos, ele apreciava, por exemplo, que as pessoas acreditavam que elas eram menos propensas a desenvolver um vício do que outras e, ao mesmo tempo, que elas tinham mais probabilidade de atingir a velhice com boa saúde em comparação com o resto de seus pares.

Isso significa que podemos nos ver em uma luz excessivamente otimista, o que nos impede de aceitar nossas sombras. Talvez esse passado nos force a aceitar que não somos tão sinceros, empáticos, altruístas e / ou fortes quanto pensamos.

Quando uma situação traz à tona essas sombras, é difícil para nós aceitá-las porque implica uma mudança na imagem do “eu”, o que significa repensar quem realmente somos e entender que não somos tão perfeitos ou bons quanto pensávamos.

Aceitar nossas sombras não é fácil, mas é a única maneira de realmente nos conhecermos. É uma jornada interior que todos devemos empreender e que nos permitirá libertar-nos do peso do nosso passado, aceitando os nossos erros, fraquezas e inconsistências.

Artigo escrito por Jennifer Delgado Suárez via Rincón Psicología
Imagem de capa: Pexels

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Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

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