O racismo e preconceito ainda é algo bastante presente na nossa sociedade actual. Ainda assim, as crianças conseguem dar-nos verdadeiras lições de amizade e humanidade ao não escolherem os seus amigos pela cor da pele. Aliás, algumas criam amizades tão fortes e especiais que não só se consideram da mesma família de sangue, como algumas até se convencem de que são iguais, apesar das diferenças óbvias, como o caso de duas meninas – Jia, de pele branca e cabelo loiro, e Zuri de pele negra e cabelo crespo – de 5 anos que se consideram irmãs gémeas.
Desde que se conheceram há cerca de três anos atrás, Jia e Zuri nunca mais se largaram, tornando-se as melhores amigas de sempre. Para reforçar ainda mais a sua relação, as duas quase que partilham o mesmo dia de aniversário, tendo apenas nascido com dois dias de diferença – Jia nasceu a dia 3 de Junho e Zuri a 5 de Junho.
Na realidade, a única grande diferença entre as duas é mesmo a cor da pele, mas não para ambas. E foi precisamente isso que Jia tentou mostrar a uma menina numa festa de aniversário de um amigo em comum quando afirmou que ela e Zuri eram gémeas.
Achando estranho, a pequena respondeu que elas não eram gémeas, o que acabou por fazer Jia chorar. Contudo, esta respondeu de imediato que eram gémeas não só porque têem o mesmo aniversário, mas também porque têem a mesma alma.
(“A minha irmã e a sua melhor amiga pensam que são gêmeas porque têm o mesmo aniversário e esse foi o resultado.”)
Esta afirmação da pequena surpreendeu todos, mostrando o verdadeiro significado da relação de ambas e a forma como estas “olham” para a sua amizade tão especial.
É incrível como duas crianças conseguem fazer algo que muitos adultos não conseguem! Esta é sem dúvida mais uma prova de que o racismo e preconceito não nasce connosco, mas sim é ensinado.
“Elas não vêem a cor. Nós nunca falamos com elas sobre isso, ponto final.”, disse Ashley Riggs Sarnicola, mãe de Jia, ao ABC News.
Via Sábias Palavras
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…