Cuidar de uma pessoa idosa ou com algum tipo de desordem mental não é tarefa das mais simples, não é mesmo? Para garantir a total segurança dessas pessoas é preciso dedicar a maior parte do seu tempo a acompanhá-las, e nós bem sabemos que isso nem sempre é possível. Muitas dessas pessoas também não conseguem usar um celular e não conseguem se identificar, então, se elas se perdem ao fazer uma caminhada, isso se torna um grande problema para os seus familiares ou cuidadores.
E foi pensando exatamente tornar mais fácil a rotina de quem fica responsável por cuidar de uma pessoa com necessidades especiais que a empresa americana GTX Corp criou solados inteligentes de calçados com GPS, que permitem monitorar à distância a localização de crianças e idosos com doenças como Alzheimer ou demência.
O Smart Sole, nome dado ao produto, começou a ser idealizado ainda em 2002 pela empresa, que se descreve como a “primeira companhia de dispositivos usáveis com GPS do mundo”. “Nossa inspiração foram as milhões de pessoas com Alzheimer, demência, autismo e traumas cerebrais que possuem problemas de memória e tendem a se perder se ficam sozinhas”, descreveu o CEO Patrick Bertagna no site da empresa.
De acordo com a GTX Corp, mais de 100 milhões de pessoas no mundo todo precisam de acompanhamento constante em função de diversos problemas que afetam a memória. A preocupação era com essas pessoas ficarem desacompanhadas em casa, e acabarem conseguindo sair sem rumo pelas ruas. Com o avançar da tecnologia e a febre dos smartphones pelo mundo, logo se tornou mais fácil conceber como os responsáveis pelos doentes – e pelas crianças, que também podem se perder mais facilmente – poderiam monitorá-los.
O solado inteligente não é só um chip, mas “um minúsculo celular dentro do sapato”, descreve a GTX. Ele usa a rede celular para se comunicar, requer um plano de telefonia e precisa ser recarregado diariamente. Ele estando online, os responsáveis podem monitorar em tempo real a localização de quem usa os sapatos utilizando um login e senha protegidos.
O sistema também envia automaticamente e-mails e SMS para os cuidadores, caso o usuário do calçado saia da área de monitoramento. O solado é vendido em vários tamanhos adultos e infantis, e possuem um formato padrão que se encaixa nos sapatos e tênis casuais mais comuns.
Depois de patentear a tecnologia e lançar seu próprio dispositivo, a GTX Corp viu a solução ser adotada por outras companhias, que em alguns casos inserem os solados em sapatos que são comercializados de forma conjunta. A japonesa Wish Hills é uma delas.
Não é incrível como o avanço da tecnologia continua facilitando a vida das pessoas? Nos resta torcer para que o produto se popularize, de modo que se torne acessível a mais gente. Todos, afinal, merecem ter qualidade de vida; tanto aqueles que necessitam de cuidados especiais, quanto os que se dedicam a cuidar com carinho dessas pessoas.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Scaelife
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…