A capacidade de inovação dos japoneses não é novidade para ninguém. De repente eles saem com uma nova inteligência artificial ou com um cão robô que é quase o mesmo que um real. E nesta ocasião, a empresa Wish Hills, quando se tratava de inovação, pensava nos idosos, nos queridos e muitas vezes vulneráveis avós.
E ele fez isso criando um par inovador de sapatos que contêm um GPS que permite encontrar adultos mais velhos com demência, como um avô com Alzheimer avançado. Este projeto chama-se GPS Dokodemo Shoes, e graças ao dispositivo de localização que possui, permite que outras pessoas próximas ao velho o encontrem através de um mapa.
O GPS está dentro da sola do sapato esquerdo, que como localizador, permite localizar o idoso que o utiliza, através de um mapa no celular ou simplesmente no computador. Ajudando a evitar, dessa forma, a existência de casos de avós perdidos.
Este localizador envia uma notificação para o dispositivo ao qual está conectado, quando o adulto mais velho que está usando os sapatos, se move a 50, 100 ou 500 metros de distância de casa.
“Temos experiência na busca por pacientes com demência, e sabemos que esse tipo de pessoa não usa celulares, pingentes ou relógios, mas sim sapatos. É por isso que decidimos criar um sistema de rastreamento GPS »
– comunicou a partir da página da Wish Hills, a empresa que criou o calçado.
A dificuldade é que esses sapatos não são muito acessíveis. Porque eles custam US$ 298 e também, por enquanto, só podem ser comprados no Japão, um país que tem quase um quarto de sua população na linha de mais de 65 anos.
Segundo a OMS, existem 47,5 milhões de pessoas no mundo que sofrem de demência e 7,7 milhões de novos casos são conhecidos a cada ano. O que possivelmente faz com que o uso desses sapatos se massifique em todo o planeta em breve.
Fonte indicada: UPSOCL
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…