Quem tem um amigo tem um tesouro, diz o ditado. E isso não pode ser mais verdade. Assuntos de amizade é um dos fatores que contribuem para a nossa vida e muito. Dizem que um amigo é um tesouro, um presente que fazemos para nós mesmos. Confiança, honestidade e autenticidade é algo que compartilhamos com um amigo de verdade.
A amizade é uma cumplicidade em que a linguagem não são apenas palavras, mas significados. É uma relação de apoio e encorajamento mútuo em que os defeitos são tolerados e aceitos incondicionalmente, independentemente das circunstâncias ou do que possa estar acontecendo.
Qual é o verdadeiro significado da amizade? Difícil descrevê-lo. Pode ser um entendimento carregado de carinho que ocorre entre duas pessoas de maneira única e particular. Aquilo que nos ajuda a nos definir e também dar sentido às nossas vidas.
Um amigo é um tesouro, sem dúvida, mas determinar uma única definição é complexo, já que existem diferentes categorias de amizades. Não há dúvida de que são relações únicas … No entanto, a perspectiva psicológica entende a amizade a partir do nível sócio-emocional e isso é caracterizado pela interdependência do relacionamento.
“Não ande na minha frente, eu posso não te seguir. Não ande atrás de mim, eu não posso liderar. Apenas ande ao meu lado e seja meu amigo “. -Albert Camus
Amizade Aristotélica
Aristóteles estava profundamente interessado no conceito de amizade. Segundo ele, a amizade é a maneira mais leve e sincera de ser tocada por Eros. Ele classificou em três tipologias: funcional, acidental e intencional.
. Amizade da utilidade: é uma amizade baseada no benefício recíproco, e não no afeto. Eles são mais comuns entre os adultos do que entre os jovens e tendem a durar enquanto durar o benefício.
. Amizade acidental: este é um tipo de amizade muito frequente entre os jovens. Eles são amigos baseados no prazer. Hobbies são compartilhados e amizade é entendida em um sentido lúdico. Eles são amigos para sair de festas, praticar esportes ou qualquer outra atividade. Eles tendem a durar até que os gostos e gostos mudem.
. Amizade do bem: nesta forma de amizade não há razão para lucrar. Baseia-se na verdadeira afeição e compartilha uma visão e apreço pelo bem e pela virtude da vida. Eles são relacionamentos baseados na bondade e tendem a durar uma vida inteira.
A aliança entre duas grandes naturezas
Ralph Waldo Emerson nos oferece um aspecto diferente da amizade, algo mais realista. Segundo Emerson, a amizade verdadeira não requer virtudes. Seria algo como uma bela mistura de semelhanças e disparidades que nos liga à outra pessoa. Visto assim, não há dúvida de que um amigo é um tesouro.
Além disso, haveria uma condição essencial para a amizade autêntica entre duas pessoas: a capacidade mútua de dispensá-la.
Emerson nomeia os amigos como a aliança entre duas grandes e formidáveis naturezas que se contemplam mutuamente e reconhecem a identidade profunda de cada um. Ele se sente unido apesar das disparidades.
A família que escolhemos
De certa forma, nosso círculo de amigos é a família que escolhemos. De um tipo ou de outro, a amizade gera fortes alianças e respeito mútuo. São relacionamentos em que as pessoas se envolvem voluntariamente. A família do sangue nem sempre se revela com quem nos identificamos.
“O que torna as amizades indissolúveis e dobra seu charme, é um sentimento que carece de amor, certeza.” -Honoré de Balzac-
Existem dois tipos de fatores pelos quais somos guiados na escolha de nossos amigos em potencial, os fatores individuais e os fatores ambientais. Entre os primeiros estão as influências, como nossas habilidades sociais, a similaridade e acessibilidade de cada um.
Fatores ambientais também são importantes na definição de uma amizade e, entre eles, influenciam decisivamente os eventos da vida, a proximidade geográfica e a preferência por determinadas atividades.
Parece que os estudos sobre esses aspectos mostram que optamos por amigos em quem acreditamos encontrar semelhanças com nós mesmos e com um tipo de personalidade que nos permite desfrutar de sua companhia. Tudo parece indicar que esses termos que nos levam a encontrar amizades diminuem potenciais conflitos no relacionamento.
Um relacionamento sem máscaras
Eles dizem que quando os amigos são realmente paredes não existem e se comporta como realmente é, sem medo. São pessoas que nos conhecem bem, às vezes até melhor que nós mesmos. Você pode falar sobre qualquer coisa e o relacionamento que é construído define de alguma forma quem somos.
“Um amigo é alguém que conhece a música do seu coração e pode cantar quando você esqueceu a letra”. Julio Ramón Ribeyro-
Um amigo é uma testemunha da nossa vida, é o testemunho vivo do que nos acontece. São espelhos nos quais refletimos e um refúgio baseado no amor e respeito. Eles trazem o melhor de nós e conhecem o bem, o mal, o belo e o feio por dentro.
Fonte indicada: lamenteesmaravillosa
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…