Há pessoas que marcam nossas vidas e as de nossos filhos; avós, tios ou primos têm um lugar natural na vida do seu pequeno, mas há pessoas que simplesmente escolhemos integrá-las em nossa família. Neste post vamos falar sobre os padrinhos e a importância dessas figuras na vida do seu filho.
Como pais sempre queremos ser para nossos filhos, queremos que eles nunca percam nada. Nós nos preocupamos com o seu bem-estar emocional.
Estamos atentos ao que e quem os rodeia. Nosso maior desejo é que eles se relacionem com pessoas boas onde quer que estejam, e aí está a importância de fortalecer os laços familiares.
Há pessoas que, apesar de não pertencerem ao nosso círculo familiar, praticamente se tornam um, e lhes concedemos um papel especial de responsabilidade pelos nossos filhos, são figuras que devem ser tão relevantes quanto uma tia ou um avô: um padrinho/uma madrinha.
É sobre aquelas pessoas que tradicionalmente escolhemos batizar uma criança. Os padrinhos geralmente são dois, um casal, que não devem necessariamente estar ligados por um vínculo afetivo entre si, mas que devem ser capazes de ajudar nossos filhos tanto quanto qualquer outro membro da família.
Qual é o papel dos padrinhos na vida de uma criança?
Do ponto de vista religioso, os padrinhos têm o papel de garantir que o seu afilhado desenvolve a sua vida sob os preceitos do cristianismo, é um compromisso que adquiriram no momento do batismo.
Seu papel na vida de uma criança é guiá-lo no caminho da fé, como nossos ancestrais e a Igreja nos ensinaram.
A verdade é que ser o padrinho de uma criatura deve ir além. Na maioria dos casos, eles são escolhidos para serem quase segundos pais, um apoio para o seu filho pequeno, para o adolescente e o adulto que ele se tornará.
Ser nomeado patrocinador é um elogio, mas também é uma grande responsabilidade.
Os pais costumam escolher os padrinhos de seus filhos para amizade, reciprocidade ou mesmo algum compromisso social, e em alguns casos estas são razões válidas, mas o tempo que devemos pensar se o escolhido realmente conhecer o que realmente queremos para os nossos filhos.
Os padrinhos devem ser pessoas em quem confiamos e estão dispostos a aceitar a responsabilidade de fazer parte da vida de seu filho durante toda a vida.
Às vezes, o mais adequado é encontrar o padrinho ideal dentro do mesmo núcleo familiar ou entre as amizades que conhecemos que duram com a passagem do tempo.
Características dos padrinhos ideais
Quando perguntei aos meus pais por que eles escolheram as pessoas que são meus padrinhos e que ainda estão me observando hoje, eles me disseram que viram um homem e uma mulher bons neles. Sendo esse o caso, estas são algumas das características que os padrinhos ideais devem satisfazer:
= Sem dúvida, você deveria gostar de crianças. É verdade que seu filho não será pequeno por toda a vida, mas a empatia, o reconhecimento e a conexão familiar começam a se desenvolver desde a infância.
= Certifique-se de que ele é uma pessoa fiel. Se é uma pessoa com quem você contou tanto no bem com o mal, você saberá que seu filho também terá a mesma sorte.
= No momento do batismo, a Igreja exige que os patrocinadores cumpram certas condições. Se você for dar esse passo, consulte quais são esses requisitos e certifique-se de que os patrocinadores futuros os cumpram.
= Objetivos e visões comuns. Embora não seja obrigatório ou determinante, é importante que os patrocinadores de seu filho compartilhem com você valores ou interesses que você incutirá em seu filho.
Se a escolha dos padrinhos se tornar difícil, pense que eles devem ser aquelas pessoas em que você confiaria, sem hesitação, o cuidado e a integridade de seu filho, se você estivesse ausente em sua vida.
Dar ao seu pequeno a oportunidade de ter bons patrocinadores irá ajudá-lo a valorizar ainda mais aqueles que os rodeiam, você saberá que escolheu duas pessoas confiáveis nas quais, na sua ausência ou não, você será capaz de se sustentar.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…