REDAÇÃO CONTI outra

Em hospital público, cartinhas anônimas ajudam na recuperação dos pacientes

Quem frequenta ou trabalha em um hospital público, sabe que o ritmo frenético de atendimentos nestas unidades às vezes impossibilita que os médicos dêem uma atenção especial aos pacientes. Mas duas irmãs, estudantes de Medicina, e uma professora delas decidiram mudar esse quadro usando uma técnica tão simples quanto eficaz, escrever cartas.

As irmãs Isadora e Victoria idealizaram um projeto inspirado pela filosofia conhecida como “slow medicine“, medicina sem pressa. “O tempo com o paciente era muito curto, muito rápido. Era exames atrás de exames. Não tinha aquele tempo para ouvir o que o paciente sentia, o que estava acontecendo na vida dele”, conta Isadora.

E o projeto “Ajude com cartas” só foi posto em prática devido a um encontro especial. Uma professora delas, que também é médica no hospital ligado à universidade onde elas estudam em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, conhecia o conceito de “slow medicine”.

Juntas, as três criaram uma liga acadêmica para desenvolver projetos como o “Ajude Com Cartas”, que tem como mote escrever cartinhas para os pacientes. O destinatário e remetente não se conhecem. O carinho é anônimo, mas as palavras podem servir de motivação às pessoas que às vezes necessitam de maior atenção e cuidado.

Hoje, 25 pessoas integram a equipe. A divulgação do projeto na internet criou uma rede cada vez maior de colaboradores que escrevem do Brasil todo e até de outros países.

Quem imaginaria que uma ideia tão simples poderia ser tão eficiente na recuperação de pacientes? E a prática não precisa ser aplicada somente na relação médico-paciente. Que tal escrever agora mesmo uma cartinha a um amigo que precisa de um afago para incentivá-lo a enfrentar os obstáculos da vida?

***

ENVIE SUAS CARTAS PARA!

“O projeto ajude com cartas você escreve uma carta para algum “amigo” ou “amiga”. ?Uma carta de motivação. Uma carta que você gostaria de receber se estivesse sozinho no hospital, se estivesse sofrendo…. para alguém que foi diagnosticado com alguma doença. Uma cartinha que você acha que fará a diferença. ❤️Quando a gente achar algum paciente que precisa receber, nós iremos entregar e fará alguém feliz! Vamos espalhar amor? Mande uma cartinha pra gente! Juntos somos mais fortes! ?❤️? (reprodução explicação divulgada junto ao endereço na web)

ENDEREÇO NA FOTO”

Redação CONTI outra. Com informações de G1

iMAGEM DE CAPA: reprodução G1

REDAÇÃO CONTI outra

Parceria editorial com a redação do site CONTI outra.

Share
Published by
REDAÇÃO CONTI outra

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

3 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

5 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

7 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

7 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago