O combate à poluição do ar acaba de contabilizar mais uma vitória, a cidade de Amsterdã, na Holanda, proibirá carros e motos movidos a gasolina e diesel a partir de 2030. A diretriz foi oficializada em um comunicado do conselho municipal da capital holandesa, divulgado na última quinta-feira (02/05).
“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã”, disse a conselheira de trânsito da cidade, Sharon Dijksma.
A poluição do ar fica acima do nível permitido pelas normas europeias em muitas áreas da Holanda, principalmente devido ao tráfego pesado em Amsterdã e na cidade portuária de Roterdã.
Os níveis atuais de dióxido de nitrogênio e de material particulado, segundo alerta do Ministério da Saúde da Holanda, podem levar a doenças respiratórias. Além disso, a exposição crônica pode reduzir a expectativa de vida em mais de um ano.[
Na Holanda, todos os motores a gasolina e diesel serão substituídos por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogênio, até o final da próxima década; é o que garante, em comunicado, o governo da cidade de Amsterdã.
A medida começará a se implementada em 2020, com o banimento de carros a diesel produzidos antes de 2005. A proibição será gradualmente expandida.
***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Imagem de capa: Ralf Gervink por Pixabay
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
Saiba mais sobre as canções que marcaram gerações