Quando as emoções nos bloqueiam e nos saturam, tentamos colocar o autocontrole. Eles nos ensinaram que não é bom chorar ou que nos vejam mal. E é por isso que tentamos nos apresentar a todos os outros, felizes, fortes, embora dentro de nós estejamos prestes a explodir e nos sentimos vulneráveis, fracos…
Tentamos esconder o que sentimos, reprimindo-nos e vivendo como se não estivéssemos o que sentir, ou seja, negando a si mesmo.
Quando tudo explode
E assim chega o dia, catarse emocional, aquele dia em que não posso mais, me sinto cansado, exausto, querendo deixar tudo, e então transbordo, minhas emoções se soltam, não consigo controlá-las, surgem sem permissão, e eu me sinto muito mal …
Ao mesmo tempo, meu corpo responde fisicamente dolorido, com doença, mostrando reações físicas, desconforto … Essa é a catarse emocional, quando sofro um colapso emocional, minhas emoções me bloqueiam, me paralisam, não posso mais ser forte e contê-las, sinto derrotado, pequeno, como se o mundo fosse um lugar perigoso para mim, tudo me dói e me causa dor, ninguém me entende …
É precisamente este momento catártico que quis evitar durante muito tempo, durante o qual me mostrei forte, impassível, corajoso e por isso consegui o “autocontrolo”, tão necessário para me sentir equilibrado. No entanto, com o tempo, todos os contêineres acabam se enchendo e isso tem que acontecer.
Como alcançar a catarse emocional
Se analisarmos e observarmos a “explosão emocional”, perceberemos que ela não surgiu do nada, mas por um tempo imprevisível estive “segurando” e não permitindo que meus sentimentos mais profundos emergissem, alguns deles inconscientes. Portanto, poderíamos dizer que, se ele negasse, se não permitisse que eles saíssem, na realidade, ele não os aceitaria.
E se continuarmos mergulhando, poderemos descobrir pensamentos de “auto-exigência”, como “eu tenho que ficar bem”. Portanto, eu reabasteço, escondo minhas emoções mais profundas e “graças a isso”, eu poderia continuar vivendo com a “falsa” sensação de controle e equilíbrio.
Evitar a catarse emocional
Essa explosão catártica é necessária para a “saúde emocional” se atingirmos esse nível de negação emocional. No entanto, é sempre mais saudável não chegar aqui.
Para isso, a primeira emoção ou sentimento, deixe-me viver em toda a sua expressão, aceitando que “Eu sou humano e tenho emoções”, valorizando-os como parte de um processo de aprendizagem, crescimento, mudança e maturidade.
Portanto, é necessário encontrar maneiras saudáveis de expressar emoções, que não sejam prejudiciais para a própria pessoa ou para os outros. É necessário tirar essas emoções, expressá-las, gritá-las, dizer-lhes, chorar … E livrar-se delas. Toda repressão é negativa, faz as emoções crescerem dentro de nós com mais intensidade e dor. Bem, eles não estão resolvidos.
Toda expressão “controlada” é terapêutica, libertadora. E isso significa aceitar emoções, falar sobre elas e não escondê-las. Nós chamamos isso de inteligência emocional.
Portanto, é essencial para perder o medo de sofrer, sentir vulnerável a outros, já que a maior dor não é expressa, e aumento da vulnerabilidade é a pressão para esconder e não ser você mesmo.
Editado de lamenteesmaravillosa
Imagem de capa: pexels
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
View Comments
Aqueles que crêem em Deus costumam enxugar seu pranto Nele que afirmou "bem aventurados os que choram porque serão consolados". Por isso ninguém paga mico se chorar perto Dele; aqueles que se sentem exaustos costumam recarregar as baterias Nele que convidou "vinde a Mim todos vós cansados e oprimidos que Eu vos aliviarei"; Você não precisa professar uma religião para sentir religiosidade, mas se tem fome e sede de justiça, muito provável que nenhum alimento físico lhe sacie ou dessedente; se você se sentir injuriado, perseguido e ultrajado talvez não encontre resposta no Google ou nas Redes Sociais mas se buscar nas mãos Dele a ajuda que precisa, não voltará sem o milagre Dele.