Às vezes nós nos entregamos a amar outra pessoa sem antes parar para nos conhecermos, valorizar a nós mesmos e aprender a amar a nós mesmos. O ponto é que, quando esse amor-próprio é culpa e são desconhecidos para nós, as relações que construímos com os outros não são totalmente autênticas e, por vezes, estabelecem ligações que não nos beneficiam.
Por essa razão, o autoconhecimento é fundamental.
Assim, uma regra fundamental para ser feliz com os outros é primeiro estar com você mesmo. Portanto, algo que você não pode esquecer é que, mesmo que você mereça alguém que realmente te ame, esse amor, você deve primeiro experimentar por si mesmo.
Por outro lado, para se aventurar no caminho do amor e apreciá-lo plenamente e reciprocamente, você pode começar sua jornada descobrindo quem você é para aprender a amar e respeitar você. E então, reflita sobre o que você realmente quer em um relacionamento, sem esquecer algo muito importante: esteja disposto a dar o mesmo amor e respeito que deseja receber do outro.
“Aceitamos o amor que acreditamos merecer”. -Stephen Chbosky-
Você merece alguém que realmente te ame
“Você merece alguém para olhar nos seus olhos quando fala.
Você merece alguém que não se cansa de beijar você.
Você merece alguém para te assistir quando você dorme.
Você merece alguém para te abraçar quando estiver triste.
Você merece alguém para fazer você rir e não chorar.
Você merece cada gesto, cada olhar, cada sorriso de afeto.
Você merece todo o amor que você é capaz de dar.
Você ganhou com cada gesto, cada olhar, todo sorriso de afeto que você deu.
Você ganhou por sua paciência, por sua coragem de se iludir e por sua força, apesar de desapontá-lo.
Você ganhou por ser quem você é, simplesmente por ser você”. -Jokebec Vergara-
No poema anterior, intitulado “Você merece alguém que realmente te ame”, desenhe algumas pinceladas do que, idealmente, as pessoas merecem em um relacionamento.
Embora não se deva esquecer que cada pessoa é diferente e, portanto, cada um precisa ser tratado de maneira um tanto particular e diferente para alcançar a felicidade do casal. É, portanto, muito importante aprender a amar a outra pessoa exatamente como ela precisa ser amada e, ao mesmo tempo, ensiná-la a amar você como você precisa. E para isso, a aceitação é um bom aliado.
Claro, independentemente um do outro, algo que praticamente todo mundo precisa e quer é sentir que o outro nos dá carinho, nos respeita e experimenta o amor por nós. Amor tangível, daquilo que é demonstrado pelos atos e não daquele que se perde entre as palavras vazias. Assim, atos e pequenos detalhes são bons nutrientes para o crescimento do relacionamento.
“O amor é como o vento, você não pode ver, mas você pode sentir isso.” -Nicholas Sparks-
A pessoa certa: alguém que realmente te ama
Agora, como saber quem é a pessoa certa? Não é fácil responder a essa pergunta. A vida é cheia de altos e baixos, decepções, momentos de alegria, mas também de sofrimento. De fato, ao longo de nossas vidas, encontramos muitas pessoas … mas, o que é isso que nos corresponde?
Em geral, a pessoa certa, que está sendo treinada e disposta a lhe oferecer o amor que você merece e deseja, pode encontrá-lo quando você está pronto para dar e receber esse amor. Embora seja verdade que há casos em que uma pessoa ensina outra a descobrir e amar uns aos outros.
Embora o importante além do amor seja estar disposto a caminhar na mesma direção: a construção do relacionamento, o cuidado do jardim que nasce do amor. Um caminho que é feito não com os pés, mas com o coração, juntamente com o esforço e cuidado diários.
Porque a pessoa certa tentará desafiá-lo todos os dias para ser uma pessoa melhor, para enfrentar seus medos e assumir riscos. Ele aceitará como você é, tanto suas luzes quanto suas sombras. Ele irá apoiá-lo, cuidar de você e, o melhor de tudo, crescer com você, embora no seu próprio ritmo.
Quando ambos estão dispostos a encontrar o amor, mas ao mesmo tempo estão preparados para serem felizes por si mesmos e podem ter uma vida plena sem a necessidade de um parceiro, o desejo de compartilhar sua existência com outra pessoa pode se tornar realidade mais facilmente.
Além disso, aquele amor que você merece, aquele amor que é gentil e faz você crescer e evoluir como pessoa, pode provocar nos outros um efeito positivo. De alguma forma, você pode agir como um exemplo para ajudá-los a acreditar no amor verdadeiro. E isso é algo maravilhoso.
Portanto, descubra a si mesmo, ame-se e faça o mesmo com o outro. Porque não há nada mais bonito do que cultivar laços respeitosos e cheios de afeição que nos impulsionam a ser melhores, porque o apoio que os sustenta é o amor.
Traduzido e adaptado por A Soma de Todos os Afetos, via La Mente es Maravillosa
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…