É muito possível que durante toda a sua vida você tenha repetidamente ouvido a frase “quem te ama vai você fazer chorar”. E, embora seja verdade que o provérbio popular geralmente atinge a maior parte do tempo, desta vez é necessário reformular a expressão para “quem ama você vai fazer você feliz”.
Por que devemos oferecer sofrimento e lágrimas à pessoa que amamos? Essa ideia, construída na realidade pelo amor romântico, nos traz mais uma vez o conceito quase inevitável de que o amor é sinônimo de sofrimento.
Costuma-se dizer que o amor é o sentimento mais irracional que existe: é paixão, loucura e obsessão … E, como tal, o sofrimento é uma parte inevitável dessa emoção tão humana e cegante.
Levando em conta essas visões clássicas sobre o conceito de amor e relacionamentos afetivos, nos deparamos com a prioridade de focalizar essa ideia para nosso próprio bem, para nosso equilíbrio pessoal e emocional.
O amor nunca deve ser cego, nunca devemos entrar em um relacionamento com o coração aberto, uma venda e auto-estima no bolso da outra pessoa.
É necessário construir um amor consciente, maduro e responsável. É importante nunca esquecer que quem te ama não te magoa. Quem te ama com integridade e respeito, procurará fazê-lo feliz a cada momento.
O amor que sabe construir-se dia a dia nos faz felizes
Pense no amor como uma pequena chama que você encontra … que te encontra. É um fogo que nos ilumina e nos conforta, mas temos que incendiá-lo todos os dias para que ele permaneça, para que nos envolva com mais intensidade e perfeição com a sua luz, com o seu calor, para que nos torne ainda mais felizes.
O amor deve ocorrer com a maturidade de duas pessoas que se sentem completas, que não veem sacrifícios em suas renúncias, mas atos sinceros que fortalecem o vínculo, que deslocam o ego para priorizar o todo: o casal.
Tenha em mente que se aceitarmos a ideia de que o amor implica ter que sofrer, seremos muito mais permissivos desde o começo a certas coisas, a certas renúncias, limites, manipulações e egoísmo.
. Podemos nos preocupar com a outra pessoa e sofrer por seu bem-estar se a circunstância ocorrer. No entanto, esse tipo de sofrimento não tem nada a ver com o que nosso parceiro pode nos infligir voluntariamente.
. Quem diz te amar hoje e amanhã te deixa voltar depois de dias, não te ama: te machuca.
. Amor não são desculpas, não são reprovações ou ironias que procuram magoar com palavras. Nada disso nos deixa felizes, e nada disso viria de um coração que sabe respeito, que sabe o que é amor autêntico, maduro e responsável.
. Amar é ser feliz porque a outra pessoa existe. Amar alguém é sentir alegria por dentro e procurar a cada dia o caminho para fazer o outro feliz.
Eu sou contra sofrer mais no amor
Sabemos que muitos decidiram fechar as portas ao amor porque estão cansados de sofrer. Porque eles têm um coração cheio de feridas de decepção, traços de decepção e vazios de desencantamento.
Para amar de maneira consciente e segura, precisamos primeiro saber amar a nós mesmos. E apesar de sempre valer uma solidão digna que uma companhia de desejos, um novo “eu te amo” com outra voz mais sincera valerá a pena para curar as decepções de ontem.
O amor vale a pena
Todos nós temos nossos espinhos, nossas tristezas do passado. No entanto, o amor é uma aventura que sempre valerá a pena em qualquer momento de nossas vidas. Para isso, é necessário que tenhamos em conta estes aspectos:
. Devemos ser claros que às vezes o amor não é eterno. Portanto, tome cuidado para não dar tudo por nada, atenda ao seu crescimento pessoal, não relegue empregos, sonhos e amigos … Não deixe para trás o que te define, ou num dado momento, você pode perder tudo.
. Amor sem dependência: depende de si mesmo, mas nunca deixa de construir o amor em todos os detalhes, encorajando-o em cada gesto, em cada palavra. Crie, mas encoraje sua autoestima, sua identidade …
. Ofereça-se em liberdade e com integridade, sem medos, sem rancores de ontem, sem inseguranças que os outros têm que resolver para você. Seja corajoso e mostre coragem para o que você quer, e o que você quer é ser feliz, não se machucar.
. Não busque um amor perfeito ou um relacionamento ideal. Não existe: o relacionamento é construído todos os dias, ajustando seus cantos com minhas lacunas, sua aspereza com minha suavidade, minhas sombras com suas luzes …
. Amar realmente implica crescer juntos em dificuldades, é querer e compreender, é sobreviver com amizade, gozar a paixão e construir uma cumplicidade simples, sem artifícios ou falsidades.
Quem te ama não te magoa nem se contenta com as tuas lágrimas, porque quem te ama bem e te fará feliz.
Fonte indicada: La Mente es Maravillosa, tradução A Soma de Todos os Afetos
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
View Comments
Ninguém nos pode fazer feliz porque felicidade é sua própria pele, está em cada célula do que se chama você, não está lá fora, longe ou perto, acessível ou não. Sempre que você espera a felicidade de alguém, de alguma coisa ou circunstância, você se permite ser infeliz caso seus projetos não se realizem ou se realizem pelo avesso. Quem ama você nem sempre nem sempre poderá fazer você feliz, porque não pode dar o que não tem nem pode ser quem não é. Não aposte todas as fichas em uma só pessoa, em uma festa, em um emprego, em uma viagem nem se permita esperar que a felicidade esteja fora. Se você JÁ É a felicidade, nem a morte poderá arrebatá-la de você ou torná-la infeliz porque tudo o que é você, sua identidade, seu DNA, personalidade, espírito, alma, mente e coração, são a felicidade QUE É VOCÊ, impossível desprender o que faz parte, o que seguirá para ser repartido e multiplicado, quando você fizer felizes os outros, não importa onde estejam, na Terra ou no Céu.