saúde mental

5 técnicas de Gestalt para promover o seu crescimento pessoal

As técnicas da Gestalt nos ajudam a nos concentrar em nosso presente para favorecer a auto-realização e a tomada de decisões mais precisas. Da mesma forma, isso nos facilita a crescer em um nível pessoal de maneira mais livre e congruente com nossas necessidades. Todos nós temos o pleno direito de construir o tipo de realidade que queremos, e essa abordagem (com claras influências humanistas) nos convida a fazê-lo.

Dizia Frtitz Perls, precursor da terapia Gestalt, que nossa principal angústia como seres humanos é a lacuna que abrimos entre agora e depois. Às vezes, nossa mente vai mais rápido do que a vida e antecipar coisas que observamos sobre questões que não aconteceram, e quase sem perceber que impregnar medos, ansiedade e muitas outras fragrâncias que se torna uma montanha íngreme espalhados sofrendo.

Assim, um dos objetivos das técnicas de Gestalt é nos permitir entender nossos problemas de uma maneira global e mais unificada; por partes, mas como um todo. Desta forma, e mais do que se preocupar em saber por que isso aconteceu ou o que causou esse evento em particular, essa perspectiva propõe se concentrar em entender “como eles nos afetam” o conjunto dessas circunstâncias.

Tudo isso nos encoraja a entender que a ideia que podemos ter do passado ou do futuro se deve mais a como vivemos no presente. As técnicas de Gestalt, portanto, têm esse e outros propósitos com os quais promovem nosso crescimento pessoal, ajudando-nos também a nos tornarmos conscientes do que somos, do que sentimos e precisamos … agindo mais tarde com responsabilidade.

Técnicas de Gestalt para promover o crescimento pessoal

Uma das críticas geralmente feitas à terapia Gestalt é sua abordagem eclética. Esta definição terapêutica atrai um grande número de correntes: humanista, existencial, a psicanálise, e esses princípios enunciados por Wilhelm Reich entender onde nossas emoções estão localizados na criação de desconforto corpo e várias condições.

Se nos perguntamos, portanto, sobre a validade deste modelo, deve-se notar que temos extensa documentação científica. A Dra. Valerie Dominitz, da Universidade de Tel Aviv, publicou um estudo falando sobre a eficácia em vários casos de pacientes com depressão e transtorno bipolar.

No entanto, onde as técnicas de Gestalt se mostraram mais eficazes não estão no cenário clínico, mas no campo do crescimento pessoal.

As técnicas da psicoterapia Gestalt giram, em sua maior parte, em torno do que Fritz Perls chamou de “regras e jogos” na época. O que queremos dizer com isso? Muitas destas estratégias – dinâmicas, muito originais e variadas em essência – tentam nos tornar mais conscientes do nosso mundo, a fim de superar a resistência e facilitar o nosso processo de maturação.

Vamos ver alguns exemplos de tais técnicas.

1. Questões pendentes

As questões pendentes referem-se aos eventos do passado que afetam o nosso presente. Eles são emoções não gerenciadas, sentimentos presos, nós pessoais que tiram a vitalidade do aqui e agora. De acordo com a Gestalt, todos nós temos problemas pendentes com amigos, parentes, ex-parceiros e até pessoas que não estão mais conosco.

. Nós não temos que evitá-los. Devemos ser capazes de trazer essas emoções para a luz, a fim de parar de nos apegarmos ao sofrimento, à perda ou mesmo ao ressentimento.

. Para isso, podemos realizar uma simulação, um processo mental de reencontro, confronto e despedida.

. Da mesma forma, podemos também evocar mentalmente a pessoa e expressar o que precisamos dizer. Vamos despir as dores, vamos arejar as desconsolações, as falhas ou até mesmo o rancor. Uma vez expostos e reconhecidos, vamos deixá-los ir. Vamos fechar o círculo para avançar.

2. Técnica de diálogo: cadeira vazia

Muitos estarão familiarizados com esta técnica, que representa muito bem a essência da Gestalt. É usado para favorecer encontros e projeções imaginárias de outras pessoas, tentando favorecer processos de luto e também para resolver traumas.

No entanto, no campo do crescimento pessoal também é usado para outros fins. Gerar um diálogo interno é um deles, onde “nossos opostos” devem ser encenados.

Por exemplo, podemos promover um diálogo entre nós onde, por um lado, existe aquele estímulo que nos causa desconforto e, por outro, aquela parte que quer enfrentá-lo para ter uma vida mais produtiva, livre e receptiva. Isso seria um caminho:

. Eu me sinto mais cansado todos os dias e sem forças.

. Você já está tomando minha força novamente, você ocupa muito espaço na minha vida. Me diz o que se passa.

. Eu não gosto de mim mesmo, acho que a vida que levo não é a que eu gosto.

. Então, em vez de reclamar o tempo todo, diga-me o que você faria para se sentir melhor.

Deve-se notar que estudos como o realizado pela Universidade de Palo Alto, apoiam sua eficácia na resolução de traumas não resolvidos.

3. Sou responsável

Outra das técnicas da Gestalt que podem ser úteis na vida cotidiana é o jogo de “assumir responsabilidade”. Na aparência, é simples, mas o que requer acima de tudo é compromisso. O objetivo é nos permitir estar mais conscientes do que está acontecendo dentro de nós, percebê-lo, aceitá-lo e, por sua vez, encorajar um comportamento mais ativo em torno da mudança.

Este seria um pequeno exemplo.

. “Percebo que minha cabeça e meu estômago doem, sei que penso muito nas coisas e sofro estresse. Eu assumo a responsabilidade por isso e presumo que tenho que mudar as coisas. ”

. “Além disso, percebo que tenho uma boa voz. Sou responsável por ela ser honesta, falar sem medo, respeitar e respeitar-me… ”

4. Pratique o continuum da consciência

Dentro da psicologia da gestalt, é essencial que o terapeuta faça contato com o “como” da experiência da pessoa, e não com o “porquê”. É preciso entender como o paciente se confronta com os problemas, como os vivencia, como os sente e os internaliza … Para tanto, é preciso abrir um espaço no qual seja possível identificar quais são suas emoções e sensações presentes, por meio de perguntas como “diga-me o que você sente “,” diga-me onde você sente isso “,” me explique o que você percebe aqui e agora “…

Também podemos realizar, em nível pessoal, essa técnica em que praticamos esse contínuo de consciência, tornando presentes todas as sensações, pensamentos e sentimentos. Longe de passar por eles ou internalizá-los, vamos trazê-los à luz, vamos mantê-los em mente…

5. Transforme as perguntas em afirmações

Essa é outra das técnicas da Gestalt que podem parecer muito simples na aparência, mas que contém uma valiosa utilidade terapêutica: ela nos ajuda a declarar realidades internas e mobilizar recursos. Como fazê-lo? Muito simples. Todos nós tivemos um daqueles dias quando chegamos em casa dizendo para nós mesmos: “Mas, por que me sinto assim? Por que me sinto tão sem esperança e sem forças? ”

A Gestalt propõe o seguinte: transformar questões em auto-afirmações. Vamos ver alguns exemplos.

. Por que me sinto tão mal hoje? ⇔ Hoje me sinto mal, vou tornar possível mudar esse sentimento e que amanhã é um dia melhor.

. Por que tenho a sensação de que meu parceiro está cada vez mais distante? Meu parceiro está distante, vou perguntar-lhe se há algum problema.

Para concluir, como vimos, as técnicas de Gestalt são tão originais quanto funcionais quando se trata de nos permitir entrar em contato com nossas necessidades. Eles também nos convidam a assumir a responsabilidade, a sermos corajosos com o que sentimos e agimos de acordo para promover nosso progresso, nosso amadurecimento pessoal.

Vamos colocar essas estratégias em prática, os benefícios são indubitáveis.

Traduzido do site La Ment es Maravillosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

View Comments

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago