vida

Uma amizade pode ser o elo mais precioso que alguém pode ter na vida

Uma amizade pode ser o elo mais precioso que alguém pode ter na vida. Escolhemos nossas amizades, cultivamos e construímos uma dinâmica que funciona de uma maneira particular para ambas as partes.

O comprometimento familiar pode ter um peso considerável, porém, sabe-se que nos momentos mais críticos, muitas vezes aqueles que tomam mais ação são aqueles a quem chamamos de amigos, que nada mais são do que a família que selecionamos, por afinidade, de preferência, pelas circunstâncias e por aqueles que aprendemos a conhecer e amar ainda mais do que qualquer membro da família.

O fato de alguém não estar presente quando precisamos não significa que mereça nosso desprezo, sem dúvida há muitas justificativas para esse tipo de atitude, algumas com maior validade que outras. No entanto, eles merecem um grande reconhecimento, aquelas pessoas que se fizeram presentes nos momentos mais complicados para nós, são essas pessoas que mostram que pretendem sacrificar seu conforto, investir seu tempo e oferecer qualquer tipo de apoio, para nos fazerem com que a gente se sinta melhor ou para nos ajudar a superar uma determinada situação.

Se pudermos contar com pelo menos uma pessoa que está lá incondicionalmente para nós, que podemos dar a eles a posição privilegiada de chamá-lo de melhor amigo, podemos certamente nos considerar realmente sortudos. Porque muitas vezes podemos ter muitas pessoas por perto, mas nos sentimos realmente sozinhos ou bem, percebemos que nos momentos mais difíceis não temos ninguém para nos apoiar.

Valorizar nossas amizades, mesmo aquelas que não carregam o mesmo sangue, é um dos melhores investimentos que podemos fazer. Cultivar carinho, ser recíproco, ser quando eles precisam de nós, apoiar ou simplesmente acompanhar, não será apenas benéfico para a outra pessoa, mas será para nós, porque dar é muitas vezes mais do que receber … E sem que seja o fim , não há nada que nós damos que não retorne a nós, não necessariamente da mesma pessoa, mas certamente como um eco retornará.

Imagem de capa: Pexels

Traduzido e adaptado do site Rincón del Tibet

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago