REFLEXÕES

Há lugares no coração que você não descobre até que você ame uma criança

Existem lugares no coração que só evoluem através de certas experiências. Algo cresce, algo muda e nos enriquece de todas as maneiras quando somos mães pela primeira vez, quando somos pais. É como um tendão psíquico que nos torna mais fortes para apreciar a vida através daquele olhar que você ama com intensidade, a do seu filho.

É muito possível que mais de um dos nossos leitores tenha ficado surpreso com o título do artigo. Talvez seja necessário ter um filho para saber o que é amar? A resposta é obviamente não. Além disso, há muitos profissionais que lidam diariamente com as crianças e também tiveram a oportunidade de desenvolver este dom: a capacidade de ver a vida através do menor, para aprender com eles, amá-los e orientá-los a crescer e ser feliz.

A verdade é que cada um de nós já chega ao mundo sendo “completo”, pronto para se conectar com os outros, amar e ser amado, aprender com cada experiência e cada vínculo. Toda a experiência é uma dádiva que nos torna mais fortes, mais dignos, e que cada amor ou relacionamento teve ao longo do nosso ciclo de vida, é sem dúvida “sabedoria” extra para a nossa mochila emocional.

Agora, ter um ou mais filhos ao nosso lado é uma oportunidade única para nos permitir crescer como seres humanos, porque eles são meros merecimentos, porque eles precisam da melhor versão de nós mesmos e isso é algo que nos enriquecerá infinitamente.

O que seu coração “coleciona” quando você ama uma criança

Todos nós sabemos: há quem não sabe amar uma criança. Este é possivelmente um dos fatos mais devastadores da nossa realidade, fatos que deixam traumas e causam problemas, infelicidade e traços emocionais permanentes.

Nem todas as pessoas têm essas habilidades ou habilidades adequadas para criar e educar os pequenos. Nós falamos não apenas de famílias, porque às vezes, há também professores que não têm essa magia, essa receptividade ideal para se conectar com as crianças.

Todas essas pessoas, sem dúvida, perderam um dos melhores tributos, um dos melhores presentes de nossa vida: aprender com as próprias crianças aproveitando tudo o que elas nos dão do coração.

Vamos ver agora quais tributos eles nos oferecem.

As crianças só precisam de uma coisa: amor

Quando educamos uma criança, quando a criamos e a orientamos no dia a dia, descobrimos o grande poder do afeto, do reforço positivo, da consideração, do apreço, da lição oferecida com paciência, amor e otimismo …

. Imediatamente percebemos que, respondendo com apreço e amor, muitas outras coisas são alcançadas. É bem melhor do que com essa ordem dada através de um grito e com a sombra do medo.

. Percebemos como o afeto é o motor que desperta o desenvolvimento de um filho, e como esse afeto seguro e cotidiano os estimula a dar as primeiras palavras, os primeiros passos…

Você aprende a apreciar as menores coisas da vida

A vida com crianças tem o ritmo de um caracol, os passos de uma tartaruga, a magia de um dente-de-leão que escapa em uma tarde alegre. Tudo é novo diante dos olhos de uma criança, tudo é excitante, fascinante e cheio de possibilidades infinitas.

A pessoa que é capaz de apreciar esta virtude, e que todos, de alguma forma, perdemos quando nos tornamos adultos, também recuperará sua própria criança interior, aquela que se permitiu confiar, que se iludiu com nada, que foi capaz de sonhar vendo uma nuvem no céu ou gotas caindo pela vidraça …

Nós aprendemos a dar lições de vida, estratégias do coração

Ninguém te ensinou como educar uma criança, no entanto, da noite para o dia você se sente mais confiante, mais capaz de oferecer ao seu filho o que ele precisa em todos os momentos:

. Você já é um guru na resolução de acessos de raiva.

. Você tem um radar para intuir quando seu filho está prestes a cometer um erro.

. Você sabe como consolá-lo quando ele está com medo.

. Você tem o domínio da paciência.

. Você tem o maior grau em oferecer beijos e abraços para confortar arranhões nos joelhos, pequenos inchaços e torções…

Tudo isso, todas essas dimensões fantásticas fizeram você crescer como pessoa, sua autoestima está agora em um nível tão alto que você nunca se sentiu tão bem, tão realizado, tão feliz e pronto para continuar dando ao seu filho tudo que ambos merecem.

Traduzido e adaptado do site Eresmamá

Imagem de capa: Pexels

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

3 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

5 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

7 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

7 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago