Segundo matéria publicada na no site Ciclo Vivo, as crianças que crescem em ambientes mais verdes têm até 55% menos risco de desenvolver vários transtornos mentais no futuro. A conclusão é de um novo estudo da Universidade de Aarhus, Dinamarca, que enfatiza a necessidade de projetar cidades verdes e saudáveis para o futuro.
O resultado do estudo, publicado na revista American Journal PNAS, mostrou que crianças cercadas por grandes quantidades de espaços verdes na infância têm um risco até 55% menor de desenvolver um transtorno mental – mesmo após o ajuste para outros fatores de risco conhecidos, como status socioeconômico, urbanização e história familiar de transtornos mentais.
Os dados acima, vão também ao encontro de uma outra matéria também já publicada na CONTI outra, que afirma que passar quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em 50%
“Um documento divulgado pela Children & Nature Network em 2009 mostra pesquisas do mundo que revelam dados como a diminuição do tempo que as crianças brincam fora de casa e o aumento do tempo dedicado às mídias eletrônicas. Dentre os estudos, um aponta o Brasil entre os três países cujas as crianças exploram a natureza com menos frequência.
O documento também traz os benefícios das experiências com a natureza em que as crianças têm a oportunidade de serem livres e brincarem com materiais não estruturados. As crianças desenvolvem-se psicológica, cognitiva e criativamente, além de serem espertas, resolverem problemas com facilidade, são mais cooperativas, felizes e saudáveis.” (fonte Catraquinha)
Mas, retomando a pesquisa da Universidade de Aarhus,na Dinamarca, as conclusões publicadas dizem que:“o risco de desenvolver um transtorno mental diminui gradativamente quanto mais tempo você estiver cercado por espaços verdes desde o nascimento até os 10 anos de idade. O espaço verde durante toda a infância é extremamente importante”, explica Kristine.
Depois de todas essas afirmações, não seria o momento de repensar a sua rotina, local de morada e futuro?
Fica a dica!
***
Com informações de Ciclo Vivo, Spressosp, Catraquinha
Todas as imagens: Pexels
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…