Um abraço é um poema de amor escrito na pele que quebra todos os medos e isola todos os arrependimentos. Pode parecer um pequeno gesto (às vezes até comprometido), mas em todo caso tem um grande poder de cura em um nível emocional.
Geralmente um abraço nos ajuda a reafirmar nossos sentimentos e nutrir nossos relacionamentos, fazendo-nos sentir amados e amados em nosso espaço mais vital, enquanto cultivamos nossa capacidade de sair e superar nossa vertigem todos os dias.
“E é que amar e ser amado é a coisa mais linda que pode nos acontecer. Para ter essa certeza, é suficiente para nós considerarmos como o que sentimos através de um abraço abre uma série de emoções cegadoras.”
Há abraços que nos recompõem
Há abraços que têm a capacidade de reunir todas as nossas partes quebradas, aquelas que um dia quebrou quando os eventos nos racharam e anularam a nossa alma. E é que não somos iguais quando temos que nos despedir, seja para outra pessoa ou para uma parte de nós mesmos.
Depois de despedidas e pausas, temos que nos redescobrir, refinar nossas prioridades, reviver uma parte que está morta e enfileirar novamente as agulhas que nos conduzem pelo caminho do “fio vermelho do nosso destino”.
É por isso que quando nosso castelo desmoronou e nossa vida se desfez, os abraços compõem melodias que nos mostram que tudo está bem e que o mundo permanecerá calmo se deixarmos as notas de amor se transformarem em doces abraços cheios de instantes de silêncio.
Abraços são momentos que nos convidam a fazer parte de um sonho realizado
Os abraços são moldados como instantes em que a felicidade nos encontra na forma de uma pessoa, de calor reconfortante. Porque um abraço às vezes é muito mais importante que palavras, porque tem a capacidade de rejuvenescer nossos sonhos e nossa motivação pela vida.
Os poemas sobre os quais falamos não são escritos diretamente sobre a pele, mas são tatuados por dentro com a tinta de todos aqueles hormônios que fortalecem nossos laços, que fazem nossos corações bombearem sangue, que nos enchem de pureza, amor e de conforto.
“E mais, quando estamos sujeitos a muito estresse ou às dificuldades da vida, estamos enfraquecendo nosso desejo e as forças que precisamos para comer o mundo e preencher nossos dias com esboços felizes.”
As doses do amor, a causa do nosso vício
O bem-estar que sentimos quando somos “vítimas” de um abraço nos faz sempre querer mais e esperamos vê-los chegar naqueles momentos em que mais precisamos deles. Isto é, para nos drogar, introduzir uma rampa mágica de vida e afeição que nos faz ir além da incerteza e sofrer uma janela através da qual podemos tomar ar fresco e revitalizar corpo e mente.
E há pessoas e pessoas, mas há as nossas pessoas. Então, em letras maiúsculas. Aqueles que sempre serão sinônimo de lar, abrem seus armários de remédios assim que antecipam a ferida, que removem gaze e ataduras por toda parte e que não economizam em analgésicos.
“É por isso que admiramos nossa capacidade de dar tanto abraço, porque é uma maneira incrível de se conectar, unir forças para vencer qualquer batalha e nos ajudar a lidar com o que está por vir.”
Porque abraços quando são sinceros marcam mais que sentimentos temporários. Eles recompor e curar feridas para a vida, borrar o frio e condensar o calor do amor entre duas pessoas que se amam e que estarão sempre dispostos a furar seus corações e manter a vida.
Tradução A Soma de Todos os Afetos, via Rincón del Tibet
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…