1Não IA

Nós atraímos as amizades de forma semelhante aos algoritmos do Facebook

Esses dias estava conversando com um casal de amigos meus e falávamos sobre o quanto é comum ver pessoas que antes eram muito próximas, eram boas amigas, e de uma hora pra outra de repente elas somem da nossa vida e nós não ficamos tristes, ou magoados, ou ressentidos etc. Nós simplesmente aceitamos e vamos seguindo nossas vidas.

Isso me levou a refletir com eles sobre a nossa vibração, sobre a energia que a gente emana para as pessoas, que vai mudando ao longo do tempo e também com o nosso amadurecimento.

Hoje em dia muitos espiritualistas e terapeutas holísticos explicam isso de uma forma elegante e simples. Tem a ver com a lei universal do semelhante atrai semelhante. Ela se aplica a todos os campos da vida: amizade, relacionamento amoroso, família, trabalho, espiritualidade etc. Não abordarei esses campos todos para não deixar esse texto muito extenso.

Todos nós mudamos muito ao longo da vida e seria uma forçação de barra muito grande querer que amigos de uma época longínqua fiquem ao seu lado pra sempre. Às vezes acontece, mas convenhamos, é muito, muito raro acontecer.

Vale ressaltar que quando vamos mudando nosso comportamento, nossos anseios, nossas crenças, nossos valores etc. é também bastante natural que mudemos muito dos ambientes que frequentamos, os produtos que consumimos ou as páginas de facebook e instagram que seguimos.

Isso me levou a refletir sobre a semelhança entre os amigos que atraímos e as páginas que seguimos no facebook ou no instagram. Você provavelmente sabe que as redes sociais funcionam através de algoritmos que gravam os nossos dados. Por exemplo, eu amo as páginas que falam sobre Psicologia, Filosofia e Autoconhecimento e sigo muita gente dessas áreas. O tempo todo aparece para mim novas sugestões de páginas, aparecem livros como opções de compra e até os amigos em comum que curtem as páginas. É simplesmente impressionante o poder desses algoritmos.

Um dos meus irmãos gosta muito de música, de tocar instrumentos musicais e já tocou em algumas bandas e festivais. Ele já me contou que aparece um montão de páginas de bandas ou de músicos para ele curtir, exatamente porque são essas as páginas que ele mais dá curtidas. E também muitos músicos solicitam amizade sem nunca nem terem trocado uma única palavra.

Da mesma forma se dá com pessoas que, por exemplo, gostam muito de viajar. Aparecem diversas páginas de turismo e viagens, além de passagens promocionais. Se alguém gosta muito de maquiagens ou moda, também aparecem diversas páginas e pessoas que curtem para solicitar amizade.

Na nossa vida real acontece de forma semelhante. Você sabia que não existe algoritmo mais complexo e intrigante do que a nossa mente e as nossas emoções? Elas têm um poder infinitamente maior do que os computadores mais sofisticados que você vê por aí.

Por isso que algumas pessoas vão embora e nunca mais as vemos de novo. As energias

são diferentes, não há compatibilidade. É como se fossem os polos iguais de um ímã. Você percebe que quando você tenta juntá-los eles fazem uma força e por mais que você tente, eles não se juntam.

Nós também somos ímãs para atrair pessoas que vibram de forma semelhante a nossa. Portanto, concluo esse texto com um convite ao autoconhecimento. Procure ser uma pessoa melhor a cada dia, porque sabendo que é assim que a vida funciona, cada vez mais você atrairá amizades incríveis, pessoas que lhe ajudarão a crescer como ser humano. O seu algoritmo interno vai entrar em consonância com o algoritmo delas e dessa forma sua vida vais se tornar mais plena e feliz.

Espero que esses insights lhe ajudem a enxergar a vida com um olhar mais consciente e perceba que esse mundo de mudanças velozes no qual estamos inseridos revela a partir da tecnologia muito do que existe no nosso universo interior…

Isaias Costa

Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago