Todos os dias lutamos para encontrar a felicidade. Muitas vezes colocamos a fé de que isso está no trabalho, no status ou no dinheiro. Outra vezes acreditamos que iremos alcançar esse estado apenas quando tivermos com o amor da nossa vida, ou até mesmo com nossa família montada toda certinha. Mas você já se perguntou como ser feliz sozinha?
A verdade é que estamos sempre esperando dos outros um motivo para ser feliz. É difícil aceitarmos que somente nós mesmo podemos nos deixar nesse estado. Porém todos sabemos que já está – mais do que – na hora de acabarmos com isso e entender que somos auto suficiente e que temos de ser felizes sozinhos, que o outro é para acrescentar e nossa vida e não preencher.
Só que você sabe como ser feliz sozinha?
Você acha que realmente é possível?
Algumas pessoas pensam que ser feliz é uma utopia, e que não é possível que todos sejam felizes. Todavia, de acordo com a maioria das pessoas, a felicidade é efêmera, rima com desapontamento e, eventualmente, dor, ou é até mesmo inata, em alguns casos.
Aprender como ser feliz sozinha tem a ver com erros e tentativas. Muitos tentam ser felizes e não conseguem.
Porém apenas uma tentativa não é suficiente.
Devemos nos dar os meios para ser felizes. Assim, temos de estar convencidas de que é possível ser feliz agora, e decidir da forma mais profunda possível, atingir este objetivo.
Nascer com “uma colher de prata na boca” não garante felicidade. O conforto financeiro não pode comprá-lo, nem preservar das dificuldades, pois às vezes é o bastante de uma tempestade para que tudo desmorone!
Aprender como ser feliz sozinha tem a ver com não se importar com condições sociais. No entanto, estamos condicionados ao fato de que o dinheiro abre o caminho para a felicidade.
Desta forma, um grande mal de nossa sociedade é que sempre queremos mais, para satisfazer os prazeres efêmeros. Assim, o dinheiro é um chamariz, para a felicidade que está sempre em outro lugar!
Todavia, podemos ser felizes e ficar satisfeitos com pouco. A felicidade depende de si mesmo, é entre as nossas mãos!
Precisamos primeiramente descobrir como tornar você capaz de ser feliz sozinha.
Ao fazer essas descobertas você poderá se orgulhar e falar com convicção “eu descobri que posso ser feliz sozinha”. Esse será o passo mais difícil, afinal, você terá de desconstruir muitos pensamentos sobre o que é a felicidade para conseguir conquistá-la.
Aprender como ser feliz sozinha é algo difícil, não vou mentir. Principalmente em algumas idades específicas que começam a lidar com a pressão social que, apesar dos dias estarem mais modernos, ainda exigem muitas cobranças.
Por exemplo:
Uma mulher que está se aproximando de seus trinta anos e ainda em seus quarenta anos, quando ela está sozinha e não tem filhos, infelizmente está marginalizada. Ela precisa aprender a se desdobrar e não deixar cair nas armadilhas sociais. Assim, essa é a hora ideal para aprender como ser feliz sozinha.
Isso tem a ver com não ligar para a pressão dos outros.
A pressão social tem um impacto significativo sobre as pessoas solteiras, quando elas são sensíveis a isso. Deste modo, algumas pessoas às vezes são capazes de se relacionar apenas para não precisar mais responder às perguntas da sociedade ao seu redor.
No entanto, ser feliz por si só é bem possível e as novas gerações, muito individualistas, provam isso para nós todos os dias.
Dizer “não” à pressão social é aceitar que você não segue um caminho que parecia completo, está escolhendo o seu caminho sem deixar que ele seja imposto.
Você é solteira e feliz assim?
Assuma e não seja influenciada pela aparência ou conselho dos outros.
A nossa sociedade ensina que os solteiros – apesar das festas, do entretenimento e da diversão – não são felizes e realizados. Através de filmes, novelas e até livros querem passar que a maioria das pessoas estão focadas em buscar um amor, carinho ou companheirismo. E que sem isso não dá para ser feliz.
Por conta disso, é importante aprender como ser feliz sozinha.
Mas como ser feliz sozinha?
O que eu tenho de fazer para ser feliz sozinha?
Simples!
Saber como ser feliz sozinha tem a ver com autoconhecimento.
Quando criança, tendemos a seguir as ideias dos nossos pais. Na adolescência, a busca por conhecimento nem sempre leva a resultados conclusivos. Assim que chega o momento de maturidade, acontece que em alguns relacionamentos, uma pessoa se adapta completamente ao desejo da outra, ao ponto de apagar uma personalidade que poderia ter a oportunidade de se revelar.
Em outras palavras, pode ser difícil encontrar tempo para se socializar!
Saber como ser feliz sozinha tem a ver com não se isolar, mesmo estando sozinha. É importante que você conheça novas pessoas e se permita viver com o outro, até porque isso te ajuda a se entender melhor.
A melhor maneira de viver sozinha é ter tempo para conhecer e apreciar uma nova amizade, ou um novo lugar. Torne-se uma exploradora de pessoas e lugares e você descobrirá que não terá mais a apreensão de passar um tempo sozinha!
Os encontros acontecem para preencher um vazio, por medo da solidão?
O controle, a despersonalização está presente?
Existe uma absoluta necessidade de agradar e que faz perder a simplicidade e a autenticidade?
É importante especificar o que você deseja.
Escreva o que você realmente quer e talvez até faça um gráfico de visão com imagens do que você quer sentir e se relacionar. É gentileza, confiança mútua, cumplicidade, ternura, comunicação saudável, alegria e riso, uma sensação de construir algo maravilhoso, o que mais?
Certifique-se de que você vibra tudo isso antes de começar o relacionamento, caso contrário o outro apenas despertará suas feridas e ficará pior em relação a quando você estava sozinha.
Daí a importância de uma pausa para fazer um balanço de você mesma, e não estar esperando por uma pessoa que preencha uma necessidade de ternura e conforto, um vazio, uma solidão, que é o símbolo de qualquer falta de conhecimento próprio.
Ninguém pode preencher essa lacuna!
Obtenha ajuda, se necessário, leia sobre isso, mas é importante dizer não ao desejo de preencher isso com outra pessoa.
Posso ser feliz agora?
Se com “agora” você quer dizer o presente, sim!
Mas lembre-se, que a felicidade depende de vários fatores e que todas essas causas precisam estar conectados entre si de modo que haja uma harmonia.
Família, amigos, emprego, estudos, reconhecimento pessoal e amor.
Quando tudo isso está em harmonia pode ser uma possível chave para a felicidade.
Parece um pouco difícil?
Apenas tente, pois as tentativas é o que tornam a felicidade mais interessante.
Esse texto foi escrito pela equipe do blog Astrocentro – o maior site esotérico do Brasil.
Agora que você aprendeu como ser feliz sozinha, leia também:
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…