A lista, a seguir, é dedicada para todos aqueles que amam a Literatura e as histórias invisíveis que habitam cada página escrita de um livro, sejam porque são baseadas em fatos reais ou porque foram frutos da mais genuína imaginação!
Prepare a pipoca e viaje em cada uma dessas obras:
1. A Livraria (2017)
A viúva Florence Green, interpretada pela atriz Emily Mortimer, chega a um pequeno vilarejo no litoral da Inglaterra, na década de 1950, com objetivo de abrir uma livraria. Mas, ela não contava que seu sonho fosse afrontar pessoas poderosas do lugar, e ainda, o preconceito de uma população inteira em relação ao hábito da leitura. O filme tem uma linda fotografia e os diálogos quase soam desnecessários diante dos sentimentos que parecem correr apenas pelos olhos dos atores. No elenco, também estão Bill Nighy e Patricia Clarkson.
Um homem eufórico, prolixo e com uma escrita excessiva e protuberante. Talvez, estas sejam as melhores palavras para descrever o escritor americano Thomas Wolfe, interpretado por Jude Law, quando ele bate à porta do editor Max Perkins, vivido pelo ator Colin Firth, responsável por jogar luz a grandes nomes da Literatura como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald. Dois personagens perfeitos para ilustrar os termos “talento bruto” e “olhar apurado”! Esta é a história de “O Mestre dos Gênios”, baseada em fatos reais, e que conta como Perkins, durante o início do século 20 nos EUA, conseguiu canalizar o talento literário de Wolfe. Nicole Kidman também faz parte do elenco.
A escritora Juliet Ashton, interpretada por Lily James, recebe após o final da Segunda Guerra Mundial, uma carta de um membro de uma sociedade literária de um pequeno vilarejo à beira mar. Inicia-se assim uma troca de correspondências entre eles, o que desperta o interesse da escritora em conhecer a história daquele grupo que, durante o período da invasão nazista, formou um pequeno comitê de leitores. Ao chegar às ilhas de Guernsey, Juliet se envolve com o lugar e começa a perceber que existem muitas outras histórias para contar além das pacatas aparências.
O filme é inspirado em uma história real e conta a saga do desenhista Walt Disney, vivido por Tom Hanks, para que a autora do livro Mary Poppins, Pamela Lyndon Travers, interpretada por Emma Thompson, vendesse os direitos autorais da obra para que ela se tornasse um filme. Determinado pela promessa que fez as suas filhas, Disney passou 20 anos insistindo com a escritora que não queria que os seus personagens fossem distorcidos por Hollywood. A obra também narra a complicada infância da mulher que criou a mágica Poppins.
Por que assistir ao filme? Primeiro porque ele aborda a história do racismo nos EUA e como as empregadas domésticas na década de 1960, entre elas as personagens vividas pelas atrizes Viola Davis e Octavia Spencer, ainda sofriam a “escravidão moral” imposta pela sociedade. Segundo porque ele narra a história de Skeeter, interpretada por Emma Stone, que sonhava em ser escritora e enxerga na realidade que a cerca a oportunidade de contar as histórias das mulheres negras de sua época. Pode assistir mil vezes? Pode!
***
Créditos das imagens: Divulgação
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…