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A Balsa: Esta parábola budista nos mostra como perdemos nossas vidas

“Suponha, ele disse, que um homem está na frente de um grande rio, se ele precisar atravessar para a outra margem, e não houver barco para levá-lo, o que ele faria? Ele cortaria algumas árvores, amarraria e construiria uma jangada.

Então ele sentaria na jangada e, usando as mãos ou usando um bastão, remaria para atravessar o rio e, quando chegasse ao outro lado, o que ele faria? Ele deixaria a jangada porque não precisa mais dela.

O que ele não faria era sair carregando a jangada nas costas, pois ela não seria mais útil na terra.

Da mesma forma, meus ensinamentos são apenas um meio para um fim, eles são uma balsa que o transportará para o outro lado, eles não são um meio em si mesmos, mas um meio para atingir a iluminação.”

Esta foi a parábola que Gautama Buda disse aos seus seguidores para explicar-lhes a importância de praticar o desapego e não se apegar a coisas, experiências ou relacionamentos. No entanto, quantas vezes nos apegamos à jangada e a arrastamos junto conosco durante a viagem, embora seja completamente inútil?

Era uma vez uma pessoa com uma jangada nas costas

Algumas pessoas entram na jangada e não remam. Na verdade, às vezes eles até esquecem que estavam tentando atravessar o rio, perdem a perspectiva antes de começar a navegar. Acham que é melhor deixar a jangada mais confortável. Então constroem paredes sobre ela e um telhado; instalam móveis e utensílios de cozinha; e convidam seus amigos e familiares para conhecê-la. Ou seja, convertem a jangada em uma casa e a amarram firmemente à costa. Eles não querem ouvir nada sobre soltar ou levantar âncoras.

Outras pessoas olham para a jangada e dizem: “Que linda jangada, é grande e sólida”. Eles tiram a fita métrica e fazem medições. Sabem exatamente quais são suas dimensões, o tipo de madeira com o qual foi construído e até onde e quando foi cortado. Alguns vão um passo além e desenvolvem uma folha descritiva que serve para vender jangadas por atacado. No entanto nunca escalaram uma e nem sequer pensaram em atravessar o rio. “É muito arriscado”, pensam.

Há também outras pessoas que ficam na costa e dizem: “A jangada não é bem construída, eu não gosto de como ela flutua na água, quero um navio que é mais seguro.” No entanto, eles ficam na costa fazendo considerações, discutindo e lutando, sem construir navio ou ir a qualquer lugar.

Algumas pessoas acreditam que a jangada é muito simples, áspera e pouco atraente. Eles olham para ela e balançam a cabeça: “Parece um monte de troncos mal amarrados”. Então decidem embelezá-la, pintam, decoram e cobrem com flores, mas nem lhes ocorre remar para a outra margem.

“A praia em que estamos, o Buda explicou, é o presente, a existência que está ligada ao ego, a outra margem é o que aspiramos a ser, representa nossos objetivos e sonhos, a balsa nos ajuda a atravessar as águas, essa é a sua função, mas depois devemos deixar isso para trás “.

Naturalmente, a jangada não se refere apenas a bens materiais, é tudo o que nos liga e nos impede de alcançar nosso potencial. Portanto, eles podem ser relacionamentos interpessoais que perderam a razão de ser ou mesmo certos traços de personalidade ou crenças que nos mantêm amarrados.

Essa parábola budista nos alerta para nossa tendência a nos apegar a coisas e situações, desperdiçando nossa vida criticando, tentando proteger o que alcançamos ou simplesmente alimentando muito medo para descobrir o que está na outra margem.

Também nos alerta para o fato de que, em alguns estágios da vida, o que poderia ser útil deixa de ser útil, faz parte da mudança e do crescimento. Se permanecermos ligados a essas formas de fazer e relacionar, não podemos avançar. Portanto, uma das lições mais importantes e difíceis de aprender é que os mesmos laços que uma vez nos seguraram, podem nos prender. Naquele momento, chegou a hora de se livrar deles.

Texto traduzido e adaptado de Rincon Psicología

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

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