vida

Prefeitura de BH vai ajudar moradores de rua com oportunidades de trabalho

Indo na contramão de ignorar o problema é que a situação dos moradores de rua, a prefeitura de BH resolveu fazer alguma coisa. Além de oferecer empatia, a prefeitura da cidade está se movimentando para oferecer emprego para quem estiver nessa situação.

Sancionado pelo prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PHS) na última quarta-feira, 9, o programa “Estamos Juntos” foi criado com o objetivo de capacitar e dar oportunidades de emprego para a população que vive em situação de rua.

A Lei 11.149, de autoria do próprio prefeito, estabelece que indivíduos desabrigados, em situação ou com trajetória de vida nas ruas terão a oportunidade de trabalhar e ganhar seu sustento, seja em cargos públicos, disponibilizados pelo poder executivo ou em empresas parceiras do terceiro setor.

Segundo um levantamento da Prefeitura de Belo Horizonte, a população de rua cresceu 40% na cidade entre os anos de 2016 e 2017, chegando a 4.553 pessoas. O número é corroborado por dados do CECAD, o Cadastro Único da Assistência Social e pode ser ainda maior, haja visto que é necessário se autodeclarar morador de rua.

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, lembrou que a ida de tantas pessoas para as ruas está diretamente relacionada à perda de emprego e moradia que tinham previamente.

Para Maíra, o Estamos Juntos é uma forma tentar resolver o problema na raiz. “Para criarmos oportunidades de saída das ruas, precisamos de esforços conjuntos, por meio do compartilhamento de responsabilidades entre poder público e sociedade. Nesse sentido, geração de trabalho e renda é fundamental”, disse.

Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico coordenar a iniciativa e realizar a intermediação entre os moradores de rua e o mercado de trabalho.

Os interessados em se inscrever no Programa “Estamos Juntos” devem estar em situação de rua ou ter trajetória de vida nas ruas, não possuir vínculo formal de trabalho e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago