Marcel Camargo

Parece que acabou, mas pode ser o início da melhor fase de sua vida

É claro que, quando algo de ruim nos acontece, ficamos arrasados e desesperançosos de início. Não existe positivismo algum que seja capaz de fazer com que não nos abalemos com os tombos que a vida dá. Mesmo assim, o que determina nosso reerguimento não é o que nos fere, mas a forma como cicatrizamos nossas feridas.

E, quanto mais depositamos nossas forças em algo, mais aquilo tem potencial para nos machucar. É assim com situações, é assim com pessoas: somos devastados quando os sonhos mais fortes caem por terra. Somos assolados quando alguém em quem tanto confiamos nos decepciona. Teremos, sim, um tempo de tristeza e revolta, porém, a demora exagerada nessas escuridões é perigosa e faz mal.

Por mais que tentem nos animar, no momento em que algo desmorona, acabamos não enxergando nada ali na frente, além de dor e vazio. Uma demissão inesperada, uma traição, um adeus precoce, uma doença repentina: a vida às vezes vem com tudo para cima da gente. Vem derrubando o que encontrar e levando embora pessoas e coisas que já estavam dentro de nós. Vem e quebra a nossa alma.

Não existe quem não seja quebrado pela vida, pois as jornadas se fazem e se refazem, com altos e baixos, em tempos de sol que brilha e em tempos de tempestades torrenciais. Ninguém foge ao que é seu, ao que lhe estiver reservado, ao que deve colher, de acordo com o que plantou. Sorrir e chorar, semear e colher, cair e levantar, é disso que se constitui o caminho de todos nós.

A gente quer que tudo seja fácil, que os amores sejam para sempre, que a lealdade nunca acabe, que a amizade só se fortaleça, mas nada é fácil, nunca será. Os fatos são imprevisíveis, as pessoas idem. Cabe-nos, portanto, enfrentar o sofrimento, senti-lo, deixando-o livre dentro de nós, para que possamos superá-lo e expulsá-lo, enquanto o novo vem se aproximando.

Acredite: nenhum espaço dentro de nós tende a permanecer vazio, porque nossa alma precisa ser preenchida – o vazio dói demais. Há muitas coisas boas para acontecer, bem melhores do que muito daquilo que foi embora. Manter essa esperança, faça sol ou chova muito, é o que nos fará enxergar novas oportunidades e novas pessoas querendo nossa acolhida. Você pode até achar que tudo acabou, mas pode ser o início da melhor fase de sua vida.

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Share
Published by
Marcel Camargo
Tags: fase

Recent Posts

Falecido Agnaldo Rayol emocionou vizinhos ao cantar ‘Ave Maria’ da varanda durante pandemia; assista

Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…

16 horas ago

Última apresentação de Agnaldo Rayol foi eternizada em vídeo; lúcido com voz potente

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…

17 horas ago

“Cozinharam nosso cachorro”: tutor denuncia negligência em pet shop após perder cadelinha

A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…

3 dias ago

Chefe explica “teste da xícara de café”, método decisivo usado em entrevistas de emprego

No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…

3 dias ago

Você sabia que dormir abraçado ao travesseiro pode indicar sua personalidade?

Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…

4 dias ago

Filme da Netflix retrata a luta de uma mãe e vai te emocionar com uma dose de esperança

O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…

4 dias ago