Se a atitude é a coisa mais importante que tomamos, então seja cuidadoso para que ninguém o deixe desfazer de seus desejos, fazendo você acreditar que não vale a pena ou que você é incapaz. Nossa atitude representa uma porcentagem muito importante da influência que temos sobre o que acontece conosco.
Algo que chama a atenção atualmente é que muitos livros de auto-ajuda estão tentando nos orientar em direção ao sucesso, para o triunfo, onde, mais cedo ou mais tarde, somos reconhecidos por outras pessoas pelas nossas competências e habilidades. Mas, mais do que “sucesso externo”, o que queremos alcançar é a calma interior.
Sem dúvida, provar que podemos fazer bem uma determinada tarefa é muito gratificante, é verdade. No entanto, o que “se multiplica” são as atitudes, porque elas são as únicas que fazem a diferença entre um bom dia e um dia ruim, elas são as únicas que nos dão otimismo quando tudo está contra nós, as únicas que nos permitem acreditar em nós mesmos quando os outros se atrevem a nos menosprezar.
Há momentos em que a mentalidade negativa, derrotista ou mesmo tóxica de algumas pessoas ao nosso redor pode, sem dúvida, enfraquecer esse foco de ouro até que se torne tempestuoso …
A oferta editorial de livros de felicidade e de crescimento pessoal dobra a cada ano. No entanto, a OMS já nos alerta que, em pouco tempo, a depressão será o primeiro problema de saúde do mundo. Além disso, educamos nossos filhos para serem competentes em ciências, em matemática, no uso de tecnologia e até mesmo na linguagem de programação, mas nos esquecemos de ensiná-los a tolerar a frustração, a administrar seus universos emocionais, suas fúrias, sua tristeza…
No entanto, mais cedo ou mais tarde, descobrimos que nossas boas intenções não são suficientes para que o sucesso chegue. Percebemos que, se alguém não acredita em nós, apagamo-nos como uma vela dominada por um vento frio.
Percebemos também que a sociedade nos oferece uma boa educação, mas adia nossas oportunidades, mergulhando-nos em uma sala de espera onde nada acontece. E lá nos reunimos com outros que também estão esperando, outros que nos contaminam com suas esperanças subnutridas, seu derrotismo e sua auto-estima vazia.
Mais cedo ou mais tarde, percebemos que estamos “doentes”, infectados pelo desânimo e pela passividade, obscurecidos por uma mente que foi levada pelo piloto automático da negatividade dos outros.
Muitas vezes é dito que uma atitude positiva não resolverá todos os nossos problemas, mas o que vai fazer é incomodar mais de uma pessoa, aqueles que com sua mentalidade quadrada e suas abordagens cheias de limites, não fazem nada além de colocar fio nos nossos sonhos e tempestades para nossos dias ensolarados.
De qualquer forma, o que devemos ter claro é que essa atitude é um valor pessoal para se trabalhar diariamente. Porque quando menos esperamos, pode enfraquecer ou pior, pode ser enfraquecido pela influência prejudicial desses terceiros.
Assim, nunca é demais lembrar quais três componentes sustentam, moldam e alimentam atitudes fortes:
***
Tradução feita pela CONTI outra, do original de La Mente es Maravillosa
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…