Se você é o irmão mais velho de sua família, temos boas notícias para você, porque você não precisa mais ficar pensando em teorias de conspiração que expliquem seu grande intelecto. Um novo estudo conduzido por uma universidade alemã descobriu que, consistentemente, o Coeficiente Intelectual (ou IC) de irmãos mais velhos é geralmente maior do que o dos irmãos mais novos. A hipótese baseia-se no fato de que irmãos mais velhos geralmente recebem mais atenção nos primeiros anos da infância.
De fato, os pesquisadores descobriram uma diferença de até 1,5 pontos de QI entre cada irmão. Para isso, eles usaram diferentes tipos de pesquisas, juntamente com evidências documentadas do Coeficiente Intelectual. Sua amostra foi de 20.000 pessoas, então sua hipótese tem peso.
Os pesquisadores se movem entre duas possíveis explicações: a primeira é que o filho primogênito recebe mais atenção dos pais, o que diminui à medida que mais crianças chegam e o tempo se torna mais escasso. Outra explicação possível, muito mais positiva do que a primeira, é que os irmãos mais velhos geralmente funcionam como “tutores” de seus irmãos mais novos em diferentes áreas, o que os faz trabalhar mais intensamente suas habilidades cognitivas.
Embora esses estudos sejam interessantes, é importante lembrar que muitas vezes nossa educação, educação e interesses também podem ter um impacto significativo em nossos níveis de inteligência. Quanto ao resto, existem diferentes tipos de inteligência, e a lógica matemática, que geralmente é medida em testes de QI, é apenas uma delas.
Tradução A Soma de Todos os Afetos, via UPSOCL
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…