comportamento

A fidelidade é típica dos mais inteligentes

Rodolfo Llinás é um neurocientista colombiano que dedicou a maior parte de sua vida ao estudo do cérebro. Ele dirigiu o programa NEUROLAB na NASA e atualmente é diretor do departamento de psicologia e neurociências da Universidade de Nova York. Um tempo atrás, ele deu uma entrevista em que ele surpreendeu com o mapa que ele desenhou com os conceitos de fidelidade, amor e felicidade.

Suas afirmações provam, do ponto de vista neurológico, o que muitos intuem pelo senso comum, experiência ou observação de comportamento. Ele afirma que o cérebro é um sistema fechado, que é apenas “perfurado” pelos sentimentos. Indica que sua operação tem alguma analogia com a de um computador, com a diferença de que o cérebro tem plasticidade e criatividade: é modificado, nutrido e mudado.

De acordo com seus extensos e profundos estudos sobre o cérebro, ele conclui que a estrutura intelectual é baseada na estrutura emocional. Primeiro é a emoção e depois a razão. Nós formamos as idéias do mundo não tanto do raciocínio, mas do que sentimos. O amor tem um lugar proeminente e a fidelidade é típica dos mais inteligentes, segundo suas palavras.

Fidelidade e inteligência

Rodolfo Llinás indica que a área emocional do cérebro é uma das mais antigas. Foi uma das primeiras a se desenvolver. O amor tem sua origem na mesma área, mas implica diferentes funções fisiológicas. O amor, diz Llinás, é como um deleite. E quem está apaixonado se torna ganancioso. Você quer ter mais e mais amor da pessoa que você ama. O amor, diz o cientista, não é como fazer ginástica, mas como dançar, do ponto de vista fisiológico.

A fidelidade contribui para não desgastar desnecessariamente a energia emocional ou intelectual. O ser humano, mais inteligente, mais orientado para as grandes preocupações da humanidade, deixa de lado as situações que desestabilizam sua vida ou utilizam energia para ações mais complexas. Por tudo isso, Llinás conclui que o amor eterno é uma dança infinita de neurônios entre duas pessoas inteligentes.

Estudos sobre inteligência e fidelidade

Rodolfo Llinás não é o único que falou sobre a relação entre inteligência e fidelidade. Um estudo conduzido pelo Dr. Satoshi Kanazawa, especialista em psicologia evolutiva, chegou a uma conclusão semelhante. Em sua pesquisa, foi apontado que homens com coeficientes intelectuais mais altos (acima de 106) valorizam mais a fidelidade aos pares. Nas mulheres é diferente: todas valorizam, sem que isso esteja relacionado ao seu nível de inteligência.

O estudo indica que a monogamia é uma fase superior da evolução humana. Em princípio, o humano está intimamente ligado ao comportamento instintivo do mamífero. Isso inclina você para a poligamia. Mas tanto na história da humanidade como na história individual de cada homem, a monogamia parece implicar um nível mais elevado de evolução.

Verdadeiramente infidelidade tem como condição ter muito tempo livre e muita disposição emocional para o conflito. Quando uma boa parte de nosso tempo é ocupada, é mais complicado gastar parte disso nas intrigas e estratégias associadas à infidelidade. Tampouco há energia emocional suficiente para pagar o preço de agir em segredo, evitando ser capturado e mantendo uma fachada falsa.

É muito mais inteligente estabelecer um relacionamento e refiná-lo do que saltar de um relacionamento para outro. A monogamia traz grandes satisfações, não é um sacrifício. Como toda situação humana com coragem, isso implica esforços. No entanto, é muito mais que contribui. Se a vida individual é focada em grandes objetivos, certamente um companheiro permanente ou companheiro de viagem é um grande tesouro. E, pelo contrário, se a vida é focada no banal, um relacionamento estável dificulta essa futilidade e insignificância.

Tradução feita pela CONTI outra, do original de Mujer

 

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Só os mais atentos conseguem desvendar o 2º rosto dessa ilusão de ótica

Uma nova ilusão de ótica tem desafiado os internautas, com uma imagem que esconde um…

6 horas ago

A comédia romântica da Netflix que promete conquistar seu coração e te levar a lugares paradisíacos

A sequência do aclamado musical “Mamma Mia!” fez sucesso entre os fãs do musical e…

6 horas ago

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os animais

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os…

16 horas ago

Você precisa sempre deixar a casa arrumada? Saiba o que diz a psicologia sobre esse hábito

Ter uma casa impecavelmente organizada pode parecer apenas uma preferência, mas para a psicologia, esse…

1 dia ago

Esta comédia romântica da Netflix tem um charme irresistível que vai derreter seu coração

Prepare-se para uma experiência cinematográfica que mistura romance, nostalgia e os encantos de uma Nova…

1 dia ago

Esportes infantis: equipamentos e acessórios indispensáveis para seu filho brilhar

Saiba o que não pode faltar para que seu filho pratique esportes com conforto

2 dias ago