comportamento

Ficar perto de pessoas que só reclamam esgota nossas energias

Todos nós temos um amigo ou amiga que reclama o dia todo. O clima, a vida, o trabalho ou o filme que viu ontem podem ser uma razão para essas pessoas estarem em profunda discordância com todos e até com elas mesmas. Enquanto há pessoas que só fazem questionar, há outros que se gastam vomitando palavras de negatividade e ódio.

Pois bem, estar em contato com uma pessoa negativa por mais de 30 minutos faz com que os neurônios no hipocampo do cérebro se descolem e é precisamente esta parte do cérebro a utilizada para resolver os problemas, então começamos a pensar que tudo está se tornando um desastre.

As dicas a seguir podem ajudá-lo a saber o que fazer se você tiver uma pessoa negativa ao seu lado:

1. Tome distância

A primeira coisa que você deve fazer é fugir dessa pessoa. Sim, isso mesmo. É necessário que você se distancie e mantenha as pessoas negativas o mais longe possível, porque essas pessoas têm esse dom de transformar um dia normal em um dia terrível. Além disso, elas estão tomando toda a energia que você poderia gastar fazendo planos ou relaxando contemplando uma bela paisagem.

2. Defina limites

Com calma, respeito e equilíbrio, é necessário estabelecer limites para as pessoas que, com algumas de suas declarações, sempre tentam prejudicar.

3. Exija uma solução

Para cada problema mínimo, essa pessoa fará uma tempestade em um copo de água. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é pedir uma solução a respeito. Diga-lhes que devem consertar esse problema para que, em vez de reclamar o tempo todo, eles possam encontrar um meio de resolver o que os aflige tanto.

4. Mostre a pessoa que o problema é dela, não seu

Por trás de uma pessoa negativa você sempre encontrará derrota e baixo valor para desfrutar das coisas positivas da vida. Quando ela fizer comentários negativos, comece a sorrir e diga-lhe que, às vezes, “apenas as pessoas positivas conseguem as coisas e apreciam a vida”.

5. Respire

Para que a energia negativa não atinja o seu corpo, inspire profundamente e exale todo esse sentimento tóxico. Com o oxigênio circulando através de seu corpo, você começará a produzir endorfinas e, portanto, felicidade.

6. Use técnicas mentais

No primeiro ponto nós recomendamos que você evite pessoas negativas, mas se em um momento você estava distraído e não podia escapar, você só tem que usar técnicas mentais para bloqueá-las e assim salvar seus neurônios.

7. Observe seus pensamentos

Tente observar seu comportamento e o que você pensa ao longo do dia para se manter positivo. Como a atitude negativa, a atitude positiva também é pegajosa. Procure aproximar-se de pessoas que tenham essas características e dedique um tempo para observar as coisas boas que o cercam: leia, ouça música alegre e, resumidamente, como dissemos ao longo deste artigo, tire distância das pessoas negativas.

Fonte: El librero de Gutenberg, via Portal Raízes

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

1 dia ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

3 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

3 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

6 dias ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

6 dias ago

As Frequências das Músicas Natalinas e Seu Impacto no Comportamento Humano

Saiba mais sobre as canções que marcaram gerações

6 dias ago