vida

Após pedalar 42 km por dia para estudar, pedreiro se forma em direito

Joaquim Corsino de 63 anos, pedreiro, precisou vencer muitos desafios e esperar mais de 40 anos para realizar seu grande sonho. Vestido de beca e com chapéu de formado ele recebeu, o tão sonhado diploma de graduação em Direito.

Vencendo as dificuldades

O agora Bacharel em Direito, Joaquim Corsino, pedalava diariamente 42 Km, entre Cariacica, onde mora, até Vitória, onde fica a faculdade de Direito em que ele cursava.

A distância, nunca desanimou o estudante. O sonho de Joaquim para o futuro é ser Delegado, “Quero ser delegado de polícia”.

Esse mineiro nascido na cidade de Itaumirim, Minas Gerais, chegou ao Espirito Santo aos 18 anos. Com mais de 20 concluiu um curso técnico em Administração.

Mas após ser aprovado no vestibular de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1980, ele precisou deixar os estudos para trabalhar. Começou a atuar como ajudante de pedreiro e mais tarde como pedreiro.

Mesmo com a dura rotina, internamente Joaquim sempre alimentava a vontade de estudar. Por isso a cada tijolo assentado, parte do dinheiro ganho era guardado. Atuando como pedreiro em Bandeirantes, Cariacica, o pedreiro juntou ao longo dos anos R$ 55 mil para os estudos.

Joaquim Corsino contou sua história no programa Encontro.

“Eu sou um camarada que gosta das coisas honestas. Sempre quis fazer um curso de Direito para ajudar outras pessoas”, conta Joaquim, que em 2008 iniciou a graduação em uma faculdade privada. Quatro períodos foram concluídos, mas o pedreiro teve que adiar o sonho por mais um tempo.

“Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo”, lembrou.

Mas mesmo com mais essa dificuldade, em 2012 Joaquim retornou à graduação e não parou mais. Todos os dias ele fazia o trajeto de sua casa até a faculdade, em Vitória, com sua bicicleta em um percurso de 42 km.

Mas se engana que com o diploma na mão a saga desse guerreiro chegou ao fim. O bacharel em direitos está planejando o seu futuro!

O próximo passo é ser aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em seguida, pretende se tornar delegado. “Quando eu leio a Constituição no artigo quinto, que fala que todos têm direitos iguais, vejo que tem muita coisa boa nela e eu gostaria de contribuir para isso”.

Assista a reportagem do pedreiro Joaquim Corsino:

 

Informações: G1

Via Bem mais Mulher

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

7 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

7 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago