Pamela Camocardi

Um colete à prova de ignorância, por favor!

A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo e da sua ignorância, destruíram oportunidades únicas de adquirir conhecimentos, propagar a igualdade e mudar o quadro da sociedade atual.

Uma das atitudes humanas mais difíceis em lidar é a ignorância e o motivo é óbvio: ela cega! Tentar convencer um ignorante de que há outras formas de ver o mundo é como tentar explicar a uma criança que chocolate é ruim. O convívio fica tão difícil que há a impressão que o ser humano vai perdendo, aos poucos, a capacidade do equilíbrio racional. O mesmo equilíbrio que representa a inteligência, a sabedoria, o bom senso e o diálogo, para dar lugar à força e a argumentação em gritos. Oscar Wilde dizia que “as pessoas ensinam para esconder a própria ignorância, tal como sorriem para esconder as próprias lágrimas”.

Um dos momentos de maior aprendizagem na vida é a troca de experiências empíricas ou opiniões. Um momento incrível que não sei como algumas pessoas abrem mão pelo fato de não aceitarem opiniões contrárias às suas . Aristóteles( 384-322, AC) afirmava que “a diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver” e, embora séculos tenham passado, ele continua tendo razão.

A sociedade tem sofrido à mercê de pessoas que acreditam serem os donos da verdade. Simón Bolívar dizia “um povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição.” A ignorância chegou a tal ponto que a cor da pele, o time de futebol, a visão política e a crença religiosa tem custado vidas e, isso meu caro, é inadmissível!

Note que as pessoas mais incríveis não se importam em ter suas opiniões contrariadas, porque sabem que o crescer intelectual e social vem disso. Ninguém aprende com o igual. Aprende-se com o diferente, com o ponto de vista alheio que não está, em nenhum momento, preocupada em carregar a razão e estampá-la em um outdoor.

Sejamos livres e permitamos que os outros sejam! Pessoa sábia é aquela que tem equilíbrio sobre seus pensamentos e respeita o pensamento do próximo como se fosse o seu. É aquele que gravou em seu cérebro os estímulos positivos e úteis de uma boa leitura, do estudo de qualidade, dos sentidos e das experiências vividas e pode, com toda humildade, compartilhar o aprendizado adquirido com o próximo.
Aceitar a ignorância, refletida em um preconceito absurdo, é aceitar viver na mediocridade e perder uma oportunidade de vida plena. Ah….e vale lembrar que igualdade, meu caro, é direito e não favor!

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Share
Published by
Pamela Camocardi
Tags: ignorância

Recent Posts

Você sabia que dormir abraçado ao travesseiro pode indicar sua personalidade?

Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…

22 horas ago

Filme da Netflix retrata a luta de uma mãe e vai te emocionar com uma dose de esperança

O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…

22 horas ago

Drama intenso no Top 1 da Netflix é baseado em fatos reais e está emocionando o Brasil

A Netflix lançou recentemente a minissérie Os Quatro da Candelária, e com apenas quatro episódios,…

2 dias ago

“A perdi no mar”: Mãe descreve como salvou bebê em naufrágio de iate

O que deveria ser uma viagem de lazer pela costa da Sicília, na Itália, se…

2 dias ago

Netflix traz adaptação de uma das maiores histórias de amor proibido da literatura

Se você está à procura de um romance intenso e repleto de nuances, a nova…

3 dias ago

Como a Islândia revolucionou a jornada de trabalho para 4 dias?

A Islândia está sendo pioneira na mudança no modelo de trabalho   e vem atraindo…

3 dias ago