Ser generoso é uma das características mais maravilhosas que uma pessoa pode ter, mas, às vezes, a generosidade pode ser cansativa, principalmente se ela está destinada àqueles que não a merecem.
Quando você realmente se importa com a felicidade dos outros, é fácil perder de vista sua própria felicidade. Então acontece algo que é conhecido que é o doar-se demais. Você pode ter boas intenções, mas se não for cuidadoso, acabará se perdendo sendo excessivamente generoso para os outros.
Aqui estão alguns sinais claros que podem revelar que estamos dando muito, ora porque isso nos prejudica, ora porque prejudica quem queremos ajudar ou até mesmo porque podemos estar sendo vítimas de manipulação de pessoas que se aproveitam de nossas boas intenções.
Se você suspeitar que está sendo manipulado, provavelmente você está. Alguém que está manipulando você pode dizer coisas para ativar sua culpa, a fim de obter o que deseja.
Se o seu “dar e dar” chegou ao ponto em que você não tem mais recursos suficientes para você, há um problema sério. Se a sua própria saúde física ou mental, auto-estima ou bem-estar financeiro estão sofrendo e estão sendo afetados, você está dando demais e deve parar antes que seja tarde.
Embora a generosidade saudável possa permitir que os relacionamentos prosperem, doar demais é uma das causas da deterioração dos relacionamentos. Quando não há equilíbrio entre dar e receber, um ou ambos podem ter sentimentos de ressentimento, culpa ou arrependimento que podem causar conflitos e danos no relacionamento.
Se a sua atitude de dar chegou ao ponto de permitir que alguém “viva nas suas costas”, como é popularmente dito, é hora de dar um passo para trás. Permitir que alguém permaneça fisicamente insalubre, irresponsável ou totalmente dependente de você não fará bem a ninguém a longo prazo.
Alguém que usa sua gentileza e generosidade para seu benefício pessoal não é alguém que devo permanecer em sua vida.
Ser generoso uma vez pode levar a um círculo vicioso para aqueles que querem abusar de sua gentileza. Se a sua oferta útil de uma só vez se tornou uma obrigação de longo prazo, e você não tinha a intenção de mantê-la, lembre-se de que você não se comprometeu com nada a longo prazo e que tem todo o direito de parar quando quiser.
Se você está constantemente sacrificando sua própria felicidade para os outros serem felizes, você está dando demais. Cuidar de outras pessoas é algo maravilhoso. Mas cuidar de si mesmo é tão importante quanto isso, até mesmo o principal.
Se você tem conhecimento de que alguns desses pontos descritos se encaixam na sua vida, é hora de avaliar o que o leva a querer dar mais do que você deseja dar.
***
Tradução da adaptada CONTI outra. Do original: Señales de que estás dando demasiado
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…