O ato de se relacionar com alguém é, na minha opinião, uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos dia após dia. Não existem fórmulas prontas e caminhos sem obstáculos. Isso porque as pessoas são diferentes e, para se relacionar, é preciso aceitar tais diferenças.
O outro nunca será como idealizamos e os problemas enfrentados nunca serão pequenos como gostaríamos. Se relacionar com alguém exige muita paciência e dedicação, pois ninguém é exatamente igual a nós.
Acredito que não existam regras absolutas capazes de garantir a construção de um relacionamento saudável e duradouro, mas com certeza existem algumas coisas que não podem faltar para que o mesmo se fortaleça e se sustente.
Empatia
Saber se colocar no lugar do outro é essencial em qualquer tipo de interação humana, mas quando estamos falando de relacionamentos amorosos fica ainda mais evidente. A partir do momento em que estamos vivendo dia após dia com alguém, com certeza enfrentaremos algumas situações difíceis e conturbadas.
Nessas horas é preciso ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro sem julgamentos, simplesmente para entender como ele se sente. Se não fizermos esse exercício diário, dificilmente conseguiremos construir um relacionamento a longo prazo, pois o que predominará é a indiferença e falta de identificação em relação ao sentimento do outro.
Parceria
A parceria é fundamental para o relacionamento sobreviver. É preciso realmente enxergar o outro como um companheiro para todos os momentos e não apenas para as horas de felicidade.
É essa construção diária que irá fortalecer o laço entre as duas pessoas. É somente quando enxergamos no outro alguém com quem podemos contar em qualquer situação que nos sentimos confortáveis para abrirmos sem medo os nossos corações e compartilharmos as nossas histórias.
Altruísmo
Deixar qualquer egoísmo de lado é extremamente importante para um relacionamento ser saudável. A partir daquele momento duas vidas estão se fundindo e sendo construídas juntas, portanto, não há espaço para pensar apenas em si mesmo e deixar o outro em segundo plano o tempo todo.
Toda decisão que você tomar irá impactar diretamente quem está com você e, justamente por isso, aquela pessoa precisa ser levada em consideração sempre. Ter paciência e saber ceder em prol do outro é essencial. Nem sempre conseguiremos fazer com que tudo saia como gostaríamos – se relacionar com alguém é entender e aceitar isso de coração aberto.
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…