comportamento

10 benefícios para a saúde que você tem ao dormir com alguém que ama

O sono é essencial para a saúde. Se você está dormindo ao lado de alguém, isso pode aumentar o seu bem-estar, dizem especialistas. Apesar dos roncos, do puxão de cobertor, do chute indesejado e de uma série de distúrbios noturnos, dezenas de pesquisadores sugeriram que compartilhar uma cama com outra pessoa traz benefícios a longo prazo. Aqui estão alguns benefícios de saúde para dormir ao lado de alguém que você ama:

1. Você adormece mais rápido.

Esta situação parece familiar? Você está sozinho na cama e sua mente começa a vagar. Seu cérebro se torna ativo novamente e você começa a pensar demais. Afinar torna mais difícil relaxar um pouco e a agitação aumenta. No entanto, quando você está dividindo a cama com alguém que você ama, aumenta a tendência de relaxar porque dormir com um ente querido lhe dá uma sensação de segurança. Quando seu corpo está relaxado, adormecer em minutos é muito mais fácil.

2. Diminui seus níveis de estresse.

A especialista Andrea Petersen escreveu no Wall Street Journal que os níveis de cortisol diminuem quando você está compartilhando a cama com alguém que ama. Também libera mais oxitocina, conhecida como hormônio do amor; Quando seus níveis de estresse são mais baixos, você diminui seu risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas graves também.

3. Reduz a inflamação do corpo.

Petersen também disse que, enquanto os níveis de estresse diminuem quando você está dormindo com um ente querido, o nível de citocinas em seu corpo também diminui. Citocinas causam inflamação do corpo e dor. Por isso, outro corpo quente na cama pode aliviar você desses problemas físicos, fazendo um efeito analgésico nos desconfortos.

4. Reduz sua pressão arterial.

Pesquisadores da Universidade do Norte da Califórnia realizaram um experimento de sono e intimidade com 59 mulheres que mantinham um diário de abraços e carinhos que recebiam de seus parceiros. Depois de analisar os níveis de ocitocina e verificar a pressão arterial, os pesquisadores descobriram que aquelas com os níveis mais altos de ocitocina também apresentavam a pressão arterial mais baixa. Este hormônio parece funcionar como medicação de angina natural, porque ajuda a minimizar a constrição nos vasos sanguíneos. David Hamilton, autor de “Por que a bondade é boa para você” e quem conduziu a pesquisa, disse isso ao Daily Mail sobre as implicações do experimento.

5. Promove condições ideais de sono.

Sua temperatura corporal começa a cair enquanto você dorme. Quando seu corpo se sente mais frio, o calor da pessoa que dorme ao seu lado pode ajudar a mantê-lo confortável; De acordo com Natalie Dautovich, da Fundação Nacional do Sono, compartilhar um cobertor com alguém na cama pode ficar especialmente melhor. É bom ter as condições ideais para dormir com a combinação certa de calor e frio, certo?

6. O sono de qualidade energiza você.

Quando você tem as condições perfeitas de dormir com alguém próximo a você, você obtém a melhor qualidade de sono. Então, diminui a chance de acordar de mau humor. Em vez disso, você está ansioso para o seu dia com mais energia positiva. Sua mente também é clara e atualizada para abraçar o pensamento saudável.

7. Melhora seu sistema imunológico.

Se você está compartilhando sua cama com a sua melhor metade, às vezes pode levar a fazer amor, o que poderia impulsionar seu sistema imunológico. De acordo com especialistas da Wilkes University, na Pensilvânia, casais que regularmente têm intimidade na cama têm maiores chances de combater a gripe ou resfriados comuns, porque liberam mais anticorpos que tornam seu corpo mais saudável.

8. Isso retarda o seu envelhecimento.

O neuropsicólogo escocês David Weeks escreveu no livro “Secrets of the Superyoung” que compartilhar uma cama com alguém que você ama e ter um tempo de afago de qualidade regular e fazer amor pode fazer você parecer 10 anos mais jovem também. Além disso, quando você tem níveis mais baixos de estresse, seu corpo naturalmente se sente muito mais jovem.

9. Você pode aumentar em sintonia com seu parceiro.

Os casais que vão para a cama ao mesmo tempo (e provavelmente acordam ao mesmo tempo) têm relógios corporais bem ajustados. Eles se tornam os cronometristas sociais um do outro. Segundo um estudo publicado no Journal of Marital and Family Therapy, essa sincronicidade pode mostrar o quanto os casais estão satisfeitos em seu relacionamento.

10. A proximidade física durante o sono melhora o seu relacionamento.

Outro estudo da Universidade de Hertfordshire analisou os efeitos do contato físico durante o sono entre 1.000 casais. Eles aprenderam que aqueles que mantiveram uma distância de dormir de 2,5 cm um do outro, o que significa que eles estão abraçados ou deitados na cama, geralmente têm um bom relacionamento. Pelo menos 86,5% dos casais do estudo aparentemente dormiram nessa posição.

Conclusões finais

Os benefícios de dormir ao lado de alguém que você ama superam as desvantagens, especialmente quando se trata de sua saúde e bem-estar. Além disso, se você está em um ótimo relacionamento, sempre há alguém para esperar quando acordar de manhã, certo?

***

Este texto é uma tradução adaptada pelo Psicologias do Brasil.

Do original: Power Of Positivity

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

3 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

5 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

7 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

7 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago