Isaias Costa

O poder do comprometimento

Compartilho um belíssimo texto da escritora Debbie Ford que nos fala sobre isso. Leia com bastante atenção…

**********

Feche os olhos e focalize mentalmente um lugar dentro de você, bem no fundo, onde se sinta a salvo e à vontade. Pergunte a você mesma o que gostaria de estar fazendo nesse exato momento da sua vida.

Por que não está se dedicando à busca desse sonho?

Do que você tem medo?

Agora pergunte-se, o que você faria se tivesse apenas um ano de vida? O que você mudaria?

Mantendo as respostas na quietude do seu coração, comprometa-se a mudar sua vida, de forma a poder manifestar seus sonhos. Comprometa-se a sempre prestar atenção à sua própria verdade e a dar ouvidos a ela. Proponha-se a deixar o Universo guiá-la em direção àquilo que o seu coração deseja. Só esses compromissos já mudarão sua vida. Ao fazer isso, você estará dizendo a você e ao mundo todo: Mereço ter o que quero e farei o que for necessário para realizar meu desejo.

Até que uma pessoa se comprometa, há a vacilação, a oportunidade de recuar, a ineficiência de sempre. No que diz respeito a todos os atos de iniciativa e criação, só existe uma verdade simples: o fato de não sabermos o que mata inúmeras ideias e belos planos e que, no instante em que alguém se compromete definitivamente, a Providência muda também. Então, para ajudar essa pessoa, acontecem coisas que de outra forma jamais ocorreriam. Uma sucessão de acontecimentos emana da decisão tomada, gerando toda espécie de incidentes imprevistos, encontros e apoio material que favorecem essa pessoa e que ninguém jamais sonharia que se apresentariam dessa forma. Dê início a qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar. A ousadia tem talento, poder e magia.

Sem comprometimento, o Universo não pode produzir os acontecimentos de que precisamos para realizar nossos desejos.

Infelizmente, a maioria das pessoas não se compromete com aquilo que quer. À noite, na cama, rezamos para ter uma vida melhor, um corpo melhor, um emprego melhor, mas nada muda. Isso acontece porque mentimos para nós mesmos. Em geral, o que pedimos em nossas orações e aquilo com que estamos comprometidos são coisas totalmente diferentes. Rezamos para ter uma vida mais saudável, mas somos sedentários. Pedimos a Deus um relacionamento gratificante, mas ficamos sentados em casa. Estamos mais à vontade com a rotina. Porém, quando percebemos que ninguém está vindo para nos salvar ou fazer algo por nós e que nossas velhas feridas continuam lá, quer gostemos delas ou não, então nos damos conta de que somos nós que temos de exercer o nosso potencial. É mais fácil acusar os outros do que assumir responsabilidades. “E se eu falhar? E se eu me magoar? O que os outros vão pensar de mim?”

Não tenha medo, se não souber o que quer. Comprometa-se simplesmente a viver todo o seu potencial. Viva o momento, e o Universo se encarregará de lhe mostrar seus talentos, que são únicos. Seu compromisso vai guiá-lo para os lugares a que você precisa ir, aos livros que deve ler e às pessoas que vão ajudá-lo e ensiná-lo. Há um velho ditado budista que diz: “Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece”.

Debbie Ford

*********

Eu sou prova viva dessas palavras. Aos poucos estou aprendendo a utilizar a força do Universo ao meu favor através do comprometimento.

Desde criança, sempre busquei fazer as coisas com comprometimento e dedicação, e isso fez e continua fazendo toda a diferença. Descobri ao longo da vida que minha vocação tem a ver com a Educação e com a escrita, desta forma, tenho um profundo comprometimento com isso. O resultado se revela por si só. No ensino tenho recebido propostas e mais propostas de emprego, e na escrita tenho lido os livros certos que estão me ajudando na caminhada que preciso percorrer e aos poucos estou conhecendo gente nova também comprometida em me fazer crescer cada vez mais na escrita.

Parece mágica! É impressionante, mas sei que não é. Isso é resultado de uma busca interior. Mudei primeiro interiormente para começar a vivenciar todas essas mudanças. Acredite! Eu já sofri muito até chegar onde estou hoje. Já falei isso no meu e-book gratuito e já repeti em vários textos. Tive uma depressão leve no ano de 2009, e precisei de muita força para superar uma tristeza profunda que vinha me acompanhando.

Tente fazer esse exercício proposto pela Debbie. Acredite no seu potencial! Escute a voz do seu coração! Ele está falando com você o tempo todo e está tentando lhe mostrar o melhor caminho a seguir. O coração sempre sabe qual o melhor caminho a seguir, mas nós não costumamos acreditar nele! Preferimos confiar nas nossas mentes conectadas com nosso ego. Por isso tanto sofrimento. Demorei muito até compreender isso, e espero que a leitura desse texto lhe desperte pelo menos um pouco para essa nova perspectiva.

Ficarei por aqui neste texto, certamente voltarei a tratar dele em outros textos. Recomendo que salve ou imprima para ler outras vezes. Ele possui informações sutis que para serem assimiladas e interiorizadas levam certo tempo.

Comprometa-se com você! Comprometa-se com a sua alma, com o seu ser interior mais profundo…

Isaias Costa

Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

View Comments

Share
Published by
Isaias Costa

Recent Posts

Só os mais atentos conseguem desvendar o 2º rosto dessa ilusão de ótica

Uma nova ilusão de ótica tem desafiado os internautas, com uma imagem que esconde um…

19 horas ago

A comédia romântica da Netflix que promete conquistar seu coração e te levar a lugares paradisíacos

A sequência do aclamado musical “Mamma Mia!” fez sucesso entre os fãs do musical e…

20 horas ago

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os animais

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os…

1 dia ago

Você precisa sempre deixar a casa arrumada? Saiba o que diz a psicologia sobre esse hábito

Ter uma casa impecavelmente organizada pode parecer apenas uma preferência, mas para a psicologia, esse…

2 dias ago

Esta comédia romântica da Netflix tem um charme irresistível que vai derreter seu coração

Prepare-se para uma experiência cinematográfica que mistura romance, nostalgia e os encantos de uma Nova…

2 dias ago

Esportes infantis: equipamentos e acessórios indispensáveis para seu filho brilhar

Saiba o que não pode faltar para que seu filho pratique esportes com conforto

2 dias ago