Nada começa pelo fim. É preciso base para qualquer construção. Princípio, meio e manutenção constante daquilo que foi levantado. Seja uma obra em alvenaria ou uma relação; de amizade, familiar, profissional, amorosa. É preciso antes preparar o terreno sem muita pressa, mas com muita cautela. Para que acelerar as etapas se, lá na frente, por descuido com quaisquer detalhes sem o devido cuidado levando tudo vir à tona, tijolo por tijolo, ao chão?
Esse é um dos grandes “problemas” das relações atuais: pressa. Pressa para o primeiro encontro. Pressa para o primeiro beijo. Pressa para o sexo. Pressa para esquecer os nomes um do outro após alguns minutos de gozo e vazio. Não que seja errado aproveitar o momento e ponto. Não é isso. Porém, viver uma vida assim, sem criar raízes com a falsa sensação de “curtir a vida” é ir na contramão do esperado. Relações aceleradas não preenchem, só criam lacunas cada vez maiores. É difícil enxergar isso para olhos desatentos. O tempo afina as percepções e, o trivial, deixa de fazer sentido. Deixa de fazer bem.
É bem mais gostoso aproveitar cada momento como se fosse único — e pode de repente ser. Aproveitar o caminho sem pressa, admirar o entorno, a paisagem, além das curvas de um corpo bonito. É preciso apreciar a conversa sem demora, daquelas que convida a gente a mergulhar dentro do outro. A conhecer e reconhecer os traumas, os medos, as belezas intrínsecas de cada um. Gozar junto no riso. Não há necessidade de antecipar as loucuras sem, antes, saber dividir os silêncios.
A pressa é inimiga da perfeição, diz o ditado. Vale dizer que a pressa é inimiga de uma construção sólida entre duas pessoas. Claro, também acredito em amor à primeira vista. Porém, prefiro amor a perder de vista… que solidifique para passar as turbulências da vida, as estações de muitos anos, sem pressa alguma.
De vez em quando estamos cortantes feito cacos de vidro. Nossa língua fere, nosso olhar…
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…