Os avós são os segundos pais dos seus filhos porque são muitas vezes quem gosta de cuidar deles, educá-la e fazê-los felizes. O avô é quem às vezes fala: “Deixa a menina! Não aborreça meu tesouro!”. Vovó é quem está lá para o que os netos precisam. Quando a criança acorda, é ela quem corre para tirá-lo do berço, se chora, é quem primeiro vem ver o que o está incomodando …; Em algumas famílias, eles são os verdadeiros pais.
Se algo semelhante acontece com seus pais, se você tem a felicidade de compartilhar a criação de sua filha ou filho com eles, hoje propomos que você pense sobre como é gratificante saber que os avós, na verdade, são pais secundários de nossos filhos.
Avô: o pai que protege
Certamente lhe aconteceu que em algum momento você repreendeu sua filha e ela foge para dizer a seu avô o que você acabou de fazer com a intenção mais precisa de que ele vai te repreender. Com os olhos bem abertos e a boquinha tremendo a ponto de chorar, os netos esperam que o avô a mime.
Como bons educadores, todos sabemos que isso não é um comportamento para aplaudir e que está muito longe da educação que você quer dar, mas não raramente a situação certamente fará você sorrir quando perceber que seu filho, à sua própria maneira, está aprendendo a se defender e sabe que seu avô tem um aliado fiel, para isso e qualquer outra eventualidade.
É que o seu avô lhe dá carinho, proteção, fala-lhe com palavras doces, tem joelhos que, embora desgastados pelos anos, sempre têm a força para carregá-lo; Conhece histórias maravilhosas que ninguém mais conhece, e tem respostas para muitas perguntas.
Avô é muito versátil. Se sua criatividade, alegria, fantasia e energia positiva não foram suficientes, devemos dizer que ele nunca está com pressa e tem muito tempo para se dedicar ao pequeno na casa. Existem vovôs que não trabalham fora e estão disponível durante todo o dia para o “tesouro” da família.
Avó: a mãe que conforta
A avó é pode ser uma mamãe cujos braços estão sempre abertos para aconchegar e confortar cada vez que é necessário. Ela conhece uma oração mágica que acalma todas as dores e faz com que a dor das quedas pare de arder.
Você já ouviu sua mãe dizer isso algo para consolar seu filho? Com certeza, toda vez que você ouve, você volta aos dias de sua infância, momentos inesquecíveis que, com o nascimento de seu filho e a felicidade que seus pais estão vivos novamente. E certamente seu filho, como todo mundo, pode ter um apelido engraçado para sua avó que você não pode deixar de sorrir cada vez que ouve!
Uma avó pode personificar o amor para seus netos. Banha, penteia, prepara a mamadeira, dá comida, veste, leva para passear, balança… Tudo como o seu pequenino gosta.
Avó e avô: os segundos pais
Os segundos pais de seu filho são todos paciência e tolerância. Para eles não há dias ruins, pois às vezes qualquer um pode tê-los. Mas ter avós para compartilhar seus filhos é um presente que a vida lhe deu. Aproveite, e acima de tudo, permita que seus filhos se divirtam, pois lembre-se: se existe alguém que possa cuidar de seus filhos como você, sem dúvida, são eles.
Este texto é uma tradução adaptada de Eres Mamá – via Psicologias do Brasil
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…