Um pouco de poesia nessa casa cinza, por favor. Colore as paredes de azul, as janelas de verde, as cortinas com estampas. Bote uma menininha risonha sentada na porta, plante beijinhos nesses canteirinhos secos. Deixe os passarinhos cantando enquanto eles fazem seus ninhos na varanda. Cultive hortelã e manjericão nesses vasinhos pequenos e bote um pouquinho mais de sal nessa sopa!

Vá, menina! Busque Maria para cantar e João para tocar aquele velho violão. Faz tanto tempo que esse céu está nublado, essas ruas vazias. Um inverno rigoroso pousou no coração da moça. Ela perdeu o sorriso e as flores que enfeitavam o cabelo dela estão murchas. Parou de pular corda com a criançada da rua de baixo. Perdeu Antônio, seu grande amor, para a Guerra do País de Loucos. E essa gente da vizinhança, trancada atrás dessas janelas de madeira. Os velhos calados e cansados de tudo. A água amarga saindo das torneiras. As notícias férreas machucando nossos sonhos.

Vá, menina! Saia gritando pelas ruas! Chame todos! Reúna essa gente nesse nosso quintal. Vamos sentar debaixo dessas árvores, vamos contar as histórias do passado, lembrar das noites estreladas em que ouvíamos os causos da gente antiga. Coloque o bolo na mesa, faça um café quentinho. Espalhe alecrim pela casa e música pra essa gente dançar…

Tire a poeira dos álbuns de fotografia e coloque as colchas de retalho nas camas. Vamos lembrar que já fomos felizes e fortes! E que inverno, após inverno, sempre estamos aqui esperando pela primavera.

Receba todos com seu melhor sorriso e dê um abraço em quem chegar. Pois, são nos momentos mais dolorosos, que a gente deve continuar a desejar a esperança.

Cristiane Mendonça

Cris Mendonça é uma jornalista mineira que escreve há 14 anos na internet. Seus textos falam sobre afeto, comportamento e Literatura de uma forma gostosa, como quem ganha abraço de vó! Cris é também autora do livro de crônicas "Mineiros não dizem eu te amo".

Share
Published by
Cristiane Mendonça
Tags: esperança

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago