Por favor, cole na testa; escreva na agenda; coloque no fundo de tela do computador; grave como lembrete no seu celular: Você merece mais.

Às vezes, a gente esquece que limão é azedo, que muita bebida dá zonzeira, que sal em excesso faz mal. A gente esquece que banho gelado no inverno dói. Que o mundo dá voltas e algumas pessoas não mudam. Então, não esquece de se lembrar: Você merece mais.

A empolgação do momento, a carência que perturba, a mania de acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa faz a gente aceitar menos e se doar demais. A fantasia de um amor quentinho feito pão fresquinho faz a gente ver príncipe em sapo e perdoar o imperdoável.

O amor é uma via de mão dupla. Mão dupla de afeto, de atenção, de cuidado, de admiração e respeito. Quando um soma e o outro subtrai, a relação vai estar sempre no zero. A relação vai estar sempre vazia e conjunto vazio, como já dizia a matemática, é nulo, não faz diferença. Você merece mais.

Olhe para você. Para tudo que é. Quem te ama de verdade te acha interessante. Quem te ama se interessa em saber se você está bem. Como foi seu dia. Se você está triste ou alegre. Quem te ama te liga e manda mensagem. Todos somos interessantes aos olhos do amor.

Se o outro, o qual você chama de parceiro (ou quase parceiro), não se importa, ele é tudo menos parceiro. Ele não vai ser aquela famigerada parte que falta. Tudo bem, cá entre nós, essa parte sempre vai faltar, mas além de não ser a bendita parte que falta, ele vai levar de ti um outro pedacinho e de pedacinho em pedacinho você vai deixar de ser você, vai sumir.

Ei, seja realista. Olhe-se por inteiro. Nada de se achar muito ou pouco. Seja direta e pontual. Proteja-se. Você não achou seu coração no lixo.

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.

Atribuição da imagem: pixabay.com – CC0 Public Domain

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Share
Published by
Vanelli Doratioto

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

3 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

5 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

7 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

7 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago