Quem sou? Sou mulher, sou filha, sou amiga. De formação, sou advogada, sou médica, sou engenheira. Sou também um pouco psicóloga, um pouco louca, um pouco mãe, um pouco tia.

Quem você quer que eu seja? Posso ser boa, má, calada ou falante. Posso rir descontroladamente ou chorar como um bebê. Posso ser tudo isso e ainda continuar sendo eu.

Como? Diferente do que as pessoas costumam pensar, o “eu” não é um pacote fechado. Não nascemos prontos, “esse aí é sorridente, sempre rirá das piadas que lhe contarem, e amará chocolate”. Aldous Huxley que me perdoe, mas acredito em determinismos genéticos somente na ficção.

Posso estar sorridente e chorosa ao mesmo tempo. Amar chocolate num dia, e no outro não aguentar o cheiro. Posso e devo mudar, experimentar, me adaptar e viver no sentido mais amplo possível.

Na essência, sempre serei eu mesma, curiosa, determinada, batalhadora e interessada. Na prática, posso ser tudo isso no mesmo instante, ou nenhum desses.

Tenho o direito de me contradizer, de desistir, de começar e recomeçar quantas vezes quiser.

Quem sou eu? Sou quem eu quiser ser, livre de corpo e alma. Posso cortar meu cabelo, deixa-lo crescer, pintar de rosa, roxo ou azul. Posso engordar, emagrecer, me vestir de preto ou como uma versão do arco-íris.

Posso tudo. E só tenho uma pessoa a quem devo satisfações: a mim mesma. O que faço com meu corpo, com minha vida, com minha alma é algo entre mim e mim mesma.

Compreender isso retira um peso dos ombros e abre o coração para uma verdade incontestável: ser livre é também deixar ser livre. Você. Os outros. E assim, amamos mais e vivemos de uma forma pura e quase infantil de contentamento.

Somos de fato livres.

Imagem de capa: Veles Studio, Shutterstock

Carolina Cavalcanti Pedrosa

"Curitibana, com o coração no mundo. Adoro escrever, ler, um bom filme e passar o tempo com minha família e amigos. Gosto de colecionar momentos. Vejo a vida com olhos de poesia, e transformo tudo em palavras. Encontro nelas meu refúgio e minha forma de espalhar amor e luz no mundo. Que elas possam deixar seu dia mais feliz e seu coração mais leve. Vem comigo?"

Share
Published by
Carolina Cavalcanti Pedrosa
Tags: você

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago