Marcel Camargo

Não espere demais de quem oferece de menos

Não espere amor de quem tem o coração fechado. Não espere gratidão de quem só pensa em si mesmo. Não espere comprometimento de quem foge a qualquer responsabilidade. Não espere lealdade de quem não amadurece. Não espere luz de quem for escuridão.

Não há quase um dia sequer em que não nos decepcionamos com palavras ou atitudes de alguém. Costumamos criar expectativas em relação ao mundo à nossa volta, porque sempre estaremos esperando o melhor acontecer em nossas vidas, aguardando o retorno do tanto que nos dispomos a oferecer. No entanto, nem tudo o que vai acaba voltando da forma que queríamos, simplesmente porque, sem percebermos, acabamos jogando fora, no vazio, muito do que temos.

Cada pessoa é um ser único, cada um sente o mundo de uma maneira própria, carregando valores que, não raro, chocam-se com as nossas verdades. Nem todo mundo possui o tanto que queremos, nem sempre encontraremos reciprocidade, quase ninguém pensa exatamente como nós. Por isso é que nos deparamos com tantas palavras perdidas, com compromissos quebrados, promessas esquecidas, com tanto retorno menor ou inexistente.

Quem nunca ficou triste por ter se deparado com a ingratidão de quem sempre ajudou? Quem nunca ofereceu amor inteiro e acabou sendo deixado para trás? Quem nunca teve a confiança traída por quem parecia tão digno de confiança? Pois é, isso ocorre com muita gente, exatamente porque o ser humano possui a tendência a esperar o melhor da vida, dos momentos, das pessoas. A esperança no que é bom ajuda-nos a acordar todos os dias e partir para a luta.

No entanto, sempre estaremos sujeitos a encarar o pior retornando, mesmo que tenhamos lançado o nosso melhor. Como dizem, cada um dá o que tem, inclusive tem gente que não dá nem o pouco que tem, porque nem todo mundo terá o mesmo coração que o nosso, nem todo mundo será capaz de se colocar em nosso lugar, nem todo mundo estará disposto a se doar, caso não lhe convenha. E é assim que as decepções acabam se tronando parte da vida de todo mundo.

Não tem outro jeito, a não ser se preparar para os nãos que a vida tem para dar. Portanto, não espere amor de quem tem o coração fechado. Não espere gratidão de quem só pensa em si mesmo. Não espere comprometimento de quem foge a qualquer responsabilidade. Não espere lealdade de quem não amadurece. Não espere luz de quem for escuridão.

Imagem de capa: zakalinka, Shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Share
Published by
Marcel Camargo
Tags: espere

Recent Posts

Com ação implacável e emoções à flor da pele, este thriller da Netflix é imperdível

Se você é fã de tramas intensas, cheias de ação e drama emocional, Através das…

2 dias ago

O que acontece conosco quando não temos amigos da infância?

A infância é um período de aprendizado intenso, onde relações interpessoais desempenham um papel crucial…

2 dias ago

Só os mais atentos conseguem desvendar o 2º rosto dessa ilusão de ótica

Uma nova ilusão de ótica tem desafiado os internautas, com uma imagem que esconde um…

3 dias ago

A comédia romântica da Netflix que promete conquistar seu coração e te levar a lugares paradisíacos

A sequência do aclamado musical “Mamma Mia!” fez sucesso entre os fãs do musical e…

3 dias ago

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os animais

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os…

4 dias ago

Você precisa sempre deixar a casa arrumada? Saiba o que diz a psicologia sobre esse hábito

Ter uma casa impecavelmente organizada pode parecer apenas uma preferência, mas para a psicologia, esse…

4 dias ago