REFLEXÕES

A bela mensagem de Stephen Hawking contra a depressão

Conheça neste artigo a inspiradora mensagem de Stephen Hawking contra a depressão, ensinamentos de uma das mentes mais privilegiadas do nosso tempo. Além de suas importantes contribuições para o mundo da física e a origem do universo, a história da vida dele parece um conto de ficção.

Em 7 de janeiro de 2016, Stephen Hawking deu uma palestra na Royal Society. Seu conteúdo foi transmitido pela Internet. Ao contrário do que muitos poderiam pensar, o tema central do seu discurso não foi o mistério do Big Bang, nem da luz ou do espaço. Hawking decidiu falar sobre a depressão e outros problemas emocionais.

“Não importa o quão difícil a vida possa parecer. Porque perde-se a esperança se não se pode rir de si mesmo e da vida como ela é”.
-Stephen Hawking-

Sua mensagem tem um enorme valor. Não só porque vem de um dos cérebros mais lúcidos do nosso tempo, mas principalmente porque ele próprio é um exemplo. Hawking viveu uma vida muito mais dura do que a média. No entanto, permaneceu firme na luta por seus objetivos e sonhos. É por isso que Stephen Hawking tem grande autoridade para falar de tristeza.

Biografia de Stephen Hawking

Stephen Hawking nasceu em uma família que apreciou profundamente o valor do conhecimento. Seu pai era um biólogo de prestígio. Stephen era o filho mais velho e ele também tinha duas irmãs e um irmão adotado. Quando criança, era um bom aluno, mas nunca foi um dos mais brilhantes. Terminou de estudar ciências naturais em Oxford e fez especialização em física.

Aos 21 anos, Stephen Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica ou ELA. Uma doença degenerativa do tipo neuromuscular. Ele estava prestes a se casar e os médicos não lhe deram mais de 2 ou 3 anos de vida. No entanto, contra todas as probabilidades, hoje ainda está vivo, aos 76 anos, apesar de estar perdendo cada vez mais habilidades motoras.

Mesmo assim, Hawking levou uma vida feliz e produtiva. Ele recebeu 24 prêmios por seu trabalho. Entre eles, a Medalha Albert Einstein e o Prêmio Príncipe das Astúrias. Suas principais contribuições para a física estão relacionadas à conceituação e descrição dos buracos negros.

A mensagem de Stephen Hawking contra a depressão

A vida não foi fácil para Stephen Hawking. Ele foi forçado a nadar contra a corrente devido à sua doença. No entanto, a perda progressiva de suas capacidades físicas não o impediu de continuar com seu trabalho, com sua vida familiar e com seu papel de grande farol no mundo científico e humano. Ele sempre parece feliz. Ele brinca e está interessado no destino dos outros.

Em sua palestra de 2016 ele abordou particularmente as pessoas deprimidas. Fazendo uma comparação com a física, este cientista disse: “A mensagem dessa conversa é a de que os buracos negros não são tão negros quanto dizem. Eles não são prisões eternas como alguma vez se pensou. As coisas podem sair de um buraco negro de ambos os lados e possivelmente em outro universo. Então, se você entrar em um buraco negro, não desista: há uma saída”.

Sem dúvida ele estava fazendo um chamado à esperança. Suas palavras convidam a não desistir porque sempre há uma saída. Ele também disse que desde o início de sua juventude teve que viver atado à uma cadeira de rodas, sem poder levar uma vida comum, como a dos outros.

Alguns conselhos valiosos

Stephen Hawking é a prova viva de que o importante não é o evento que acontece, mas a atitude escolhida para enfrentá-lo. Na mesma palestra, ele acrescentou: “Apesar da doença que sofro, tive muita sorte em quase tudo. Tive muita sorte de trabalhar na teoria física em um momento fascinante, e esta é uma das poucas áreas onde a minha deficiência não foi uma desvantagem”.

A mensagem é clara. Seu grande ensinamento não é se concentrar em tudo o que a vida nos impede de fazer, e sim no contrário. O objetivo é aproveitar ao máximo o que você tem, o que você pode fazer, o que você pode apreciar. Certamente você passou por muitos momentos de desespero. O importante é que conseguiu superá-los e tornar-se o que é hoje.

Hawking também falou da importância de aceitar a realidade como ela é. Ressaltou que não é bom se deixar levar pelas emoções negativas. Isso só piora tudo e irá impedi-lo de ser feliz com o que você tem. Uma multidão o aplaudiu nessa ocasião. Agora, suas palavras ressoam e certamente têm eco para aqueles que precisam de uma voz de incentivo.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: pimchawee, Shutterstock

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

1 dia ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

3 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

5 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

5 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago