Infelizmente, ainda nos falta uma cultura que entenda o quanto ansiedade pode chegar a um nível debilitante. Precisamos falar sobre situações que são complicadas e limitantes para quem sofre, pois dessa forma poderemos ampará-los.
O site Thought Catalog fez uma lista com coisas que pessoas ansiosas fazem, mas quem está ao redor não percebe que seja por conta de momentos de ansiedade.
Uma leitura importante tanto para todo mundo que deseja entender melhor o mundo palpitante de um ansioso.
Às vezes, a ansiedade pode ser tão debilitante que você não consegue ter força para sair. Não importa o quanto você estava animado antes para encontrar aquele amigo, quando o dia realmente chega, só te é possível dizer não. Você não quer ser um peso para ninguém, então a sua melhor escolha é desmarcar.
Você entra numa onda de obsessão. O mais provável é que seus pensamentos não estariam assim não fosse seu estado de ansiedade. Talvez a obsessão seja com uma conversa que tem dias atrás, ou com a maneira como alguém te olhou na semana passada. Talvez esteja pensando demais numa mensagem que seu namorado não te enviou, preocupando-se se mandar um “oi” irá perturbá-lo. Seja o que for, é difícil para pessoas não-ansiosas te entenderem porque não estão afetadas como você está.
O sono é um problema na sua vida. É difícil dormir quando você tem o costume de remoer tudo que te acontece no dia. Relaxar totalmente é raro, as tensões da ansiedade te acordam muitas vezes. Você acorda fora do horário, às vezes, por ter a necessidade de fazer tudo logo. Dormir é definitivamente um desafio.
Antes de encontrar alguém, você se convence de que tudo será um desastre. Se vai viajar, pensa nos acidentes. Quando acaba adoecendo, entra em pânico com o fato de que há algo muito errado contigo. A lista continua e parece uma bobagem. Mas para você são medos reais.
Você busca evitar o confronto, pois isso piora sua ansiedade. Quando há uma discussão ou até mesmo uma conversa adorável para a outra pessoa, na sua cabeça tudo está sendo investigado minuciosamente em busca de um motivo para te fazer se sentir mal. Isso pode te devorar por dentro, mas lembre-se; tudo isso é a sua ansiedade.
Durante um ataque se alguém te pergunta se está tudo bem e mostra alguma preocupação, isso algumas vezes piora sua ansiedade. É claro que fazem por bem, querendo te ajudar. Porém na sua cabeça nesse momento você imagina que “se eles estão perguntando se estou mal, é porque estou terrivelmente mal mesmo a ponto de nem disfarçar.” Mas quem disse que você precisa de um disfarce?
Seja seu melhor amigo ou alguém pouco importante, é muito estressante quando não te respondem. Geralmente pessoas que não são ansiosas, ligam pouco para isso. Mas contigo, caso não te respondam sente que a culpa é sua. Você sente como se tivesse feito algo muito errado, mas às vezes só está conversando com alguém preocupado com outras coisas.
O futuro é o seu maior gatilho. Por isso, odeia quando as pessoas te perguntam sobre os planos para o ano. Seja terminar um curso semestral ou a faculdade, tudo que requer pensar no amanhã te parece assustador. É ruim quando outras pessoas estão falando sobre o futuro delas, pois isso te faz sentir incapaz de conquistar coisas relevantes.
Na timeline do seu Facebook várias pessoas da sua idade estão conseguindo o emprego dos sonhos, isso te faz muito mal. Mesmo sem querer se comparar com os outros, sua ansiedade te retirar o melhor que há em ti. É inevitável, então, ficar preocupado se nesta corrida imaginária você está em um nível de prestígio.
Um erro no trabalho ou na faculdade, pronto. Isto irá arruinar vários dias seus. Você se esforça bastante para fazer tudo certo, mas quando envia acidentalmente algo, esquece de um detalhe no que está fazendo e é alertado disso, sofre. Porque a sua reação aos seus problemas geram problemas na sua cabeça ainda maiores. É a ansiedade mesmo.
Existem dias que a sua ansiedade está muito maior. Você não consegue fazer outra coisa a não ser ficar deitado e chorar. O mundo parece demais e talvez o melhor seja tirar uns dias de descanso. A ansiedade pode de fato debilitar alguém tanto quanto qualquer outra doença. Apesar de muitas pessoas não entenderem ( como não entendem sobre diversas outras doenças), você sabe que precisa de ajuda profissional.
*Se este texto te causou identificação, procure um psicólogo o quanto antes. Ter uma equilibrada saúde mental é tão importante quanto comer ou dormir.
Imagem de capa: Shutterstock/Boiko Olha
Texto traduzido e adaptado de Thought Catalog
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…