Marcel Camargo

Valorize quem permaneceu junto, mesmo quando você não tinha nada para oferecer

“Falamos tanto de quem vai embora, mas nunca agradecemos por aqueles que ficam.” (Letícia Soares)

Prestamos muita atenção no que não dá certo, em quem não chega com verdade, em tudo o que foi ruim. Não devemos deletar o que deu errado, sem aprender com aquilo, porém, é necessário guardar um imenso espaço dentro de nós, para guardarmos cada felicidade, cada conquista, cada pessoa especial que temos em nossas vidas. A gente precisa digerir os erros e manter junto todos os acertos.

Temos que escolher todo dia, o tempo todo, e, como somos humanos, acabamos, não poucas vezes, fazendo péssimas escolhas. Confiamos em quem não deveríamos, somos sinceros com quem não poderíamos, amamos quem não nos merecia. E a gente sofre e se decepciona e se sente a pior criatura desse mundo. Isso é normal, porém, demorar-se demais no terreno escuro da tristeza e das lamentações nunca será benéfico a ninguém.

Não tem outro jeito: para sair da escuridão, temos que voltar os olhos para a luz; para enfrentar o que de ruim ocorreu, temos que voltar os olhos para o que é bom, para as escolhas certas que fizemos, para os momentos felizes que tivemos, para o que permaneceu junto com verdade. Sempre existe alguém que nunca desiste de nós, que torce por nós, que acredita no nosso melhor e fica ali, junto, de perto, chorando e sorrindo com partilha afetiva transbordante.

Uma verdade a que ninguém foge é a constatação de que muitas pessoas somente procurarão em nós algo que lhes satisfaça, fingindo gostar de nós enquanto tivermos algo a lhes oferecer. Assim que passarmos por problemas, sejam financeiros ou emocionais, elas se afastarão, pois então não teremos mais nada que possa ser usado em favor delas mesmas. Inclusive sofreremos isso por parte de muitos de quem jamais esperávamos.

Portanto, por mais que estejamos alquebrados e decepcionados com o mundo, com a vida, com as pessoas, teremos que reunir forças para sermos gratos por termos percebido quem realmente fica ao nosso lado de coração aberto, sem segundas intenções. E, mesmo que nos reste somente um amigo verdadeiro, ele então será tudo de que precisaremos para retomar nossa fé na busca pela felicidade com que sempre sonhamos.

Imagem de capa: El Nariz, Shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Share
Published by
Marcel Camargo

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago