Outro dia li uma frase extremamente inspiradora de um escritor francês que adoro, o Richard Bach.

“Quando você chega ao limite de toda luz que você conhece, e está a ponto de dar um passo na escuridão, fé é saber que uma dessas coisas vai acontecer: vai haver chão, ou você vai ser ensinado a voar”.

Essa pequena frase traz grandes ensinamentos, mas os principais são: e esperança. Eu já falei várias vezes no meu blog que o sofrimento é uma coisa boa, desde que visto sob a perspectiva do crescimento humano. Sempre que passamos por sofrimentos nos tornamos mais humanos, mais solidários, mais humildes, mais sinceros e por aí vai. Eu sou prova viva disso, já passei por várias situações em que precisei de muita fé e esperança para me reerguer e garanto a você que valeu a pena, porque me tornei mais humano. Essa é uma das mensagens que o Richard Bach quer transmitir com essa bela frase.

As duas possibilidades que ele fala devem ser muito bem compreendidas. A primeira é: vai haver chão. O que ele está querendo dizer com essas palavras é o famoso “fundo do poço”, que praticamente todos nós já estivemos pelo menos uma vez na vida. Quero aproveitar para explicar uma ideia simples que é fácil ter dúvidas. Muitos pensam que o fundo do poço é a total falta de dinheiro, ou seja, estar quebrado financeiramente. Sabe o que eu digo a você? Isso é um grãozinho de areia na frente de um problema que é bem maior. Estar no fundo do poço é uma questão psicológica, quando você já perdeu praticamente todas as esperanças e já não enxerga muita coisa a sua frente. Eu tive essa experiência apenas uma vez na minha vida e precisei de tempo para me reerguer e enxergar uma luz. Foi quando estava prestes a concluir o curso de Física. Eu quase entrei em depressão e tive uma espécie de vislumbre do meu futuro caso eu seguisse carreira por lá. Vi um futuro nebuloso e triste. O mais profundo da minha alma me dizia para tomar outro rumo. É exatamente aqui, neste ponto, que está a luz, quando você consegui enxergar um novo rumo, uma saída, e reconquistar a felicidade e a paz. Portanto, aprenda que o fundo do poço é quando você praticamente não consegue encontrar uma saída para o seu problema.

A mensagem mais bonita está no final da frase: você vai ser ensinado a voar. Lendo essa frase e filosofando sobre ela tive um “insight” simples, porém muito profundo. A capacidade de voar é algo que vai mais além do que o voar propriamente dito, como o dos pássaros. Olhe para você! O que lhe impede de voar como os pássaros? Talvez você me responda: “Eu não tenho asas! Por isso não posso voar…”, mas a resposta não é essa sabia? A resposta é: “Eu não posso voar porque existe uma força chamada PESO, que sempre me empurra para baixo, para o chão…”. Veja a questão psicológica por trás dessa afirmação! A força peso me impede de voar. A nossa mente introjetou essa ideia de que existe essa força, esse peso, veja a palavra, peso, algo difícil. Por isso não podemos voar. Eu acredito que é possível voar, mas para que isso aconteça devemos ter uma fé inabalável quanto a força da gravidade, ela nos aprisiona ao chão e para voar é exatamente dela que os nossos pensamentos mais profundos devem se desviar. Estando totalmente livres desta amarra aprenderemos a voar como os pássaros. É fácil isso? Posso afirmar que não! Se fosse já veríamos pessoas voando por aí. Mas acredito que o caminho é mais ou menos esse.

Um dos maiores exemplos para mostrar essa possibilidade está no apóstolo Pedro. Quando ele diz a Jesus em alto mar: “Senhor! Se és tu ordenas que vá ao seu encontro!”, e Jesus diz apenas: “Vem!”. Nesse pequeno momento a sua mente estava completamente destituída de pensamentos limitadores de sua capacidade, então ele andou sobre as águas, até o momento em que ele se deu conta de que estava sob as águas. Exatamente nesse ponto ele começou a afundar, porque apenas a sua razão destituída da fé falou mais alto. Então Jesus lhe fala: “Homem de pouca fé! Por que duvidaste?”. Percebe a profundidade desse momento entre Jesus e Pedro? Com o voar é da mesma forma. O medo e a falta de fé nos mantém presos ao chão.

Vou concluir com a mesma frase do início. Faça você as suas próprias reflexões a partir dela! Esta frase permite milhares de interpretações, existe um universo de possibilidades escondidas nas suas entrelinhas…

“Quando você chega ao limite de toda luz que você conhece, e está a ponto de dar um passo na escuridão, fé é saber que uma dessas coisas vai acontecer: vai haver chão, ou você vai ser ensinado a voar”.

Imagem de capa> Jacob_09/shutterstock

Isaias Costa

Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

Share
Published by
Isaias Costa

Recent Posts

Você sabia que dormir abraçado ao travesseiro pode indicar sua personalidade?

Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…

20 horas ago

Filme da Netflix retrata a luta de uma mãe e vai te emocionar com uma dose de esperança

O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…

20 horas ago

Drama intenso no Top 1 da Netflix é baseado em fatos reais e está emocionando o Brasil

A Netflix lançou recentemente a minissérie Os Quatro da Candelária, e com apenas quatro episódios,…

2 dias ago

“A perdi no mar”: Mãe descreve como salvou bebê em naufrágio de iate

O que deveria ser uma viagem de lazer pela costa da Sicília, na Itália, se…

2 dias ago

Netflix traz adaptação de uma das maiores histórias de amor proibido da literatura

Se você está à procura de um romance intenso e repleto de nuances, a nova…

3 dias ago

Como a Islândia revolucionou a jornada de trabalho para 4 dias?

A Islândia está sendo pioneira na mudança no modelo de trabalho   e vem atraindo…

3 dias ago