Tem a ver com sinceridade, mas não é só isso. Quem já teve o coração abatido por causa de um término, talvez entenda um pouco mais dessas nuances. Porque tem a ver com a dor que você passou, por descuido ou falta de interesse, em relação ao amor que não deu certo. E se não deu, de repente não é na conta do destino que esse adeus deva entrar. Responsabilidade afetiva não dá em árvore.
A responsabilidade afetiva começa quando você presta atenção em quem está contigo. É quando você repara nos sentimentos do outro e não coloca os seus acima. Quem traz afetos nos gestos, cuida. Ser responsável pelas consequências das próprias escolhas e sentimentos é o que desperta o amor pelo qual estamos dispostos a somar. Ninguém aguenta uma parceria que adota o desapego. Relações desinteressadas não duram. Nem se tiveram toda a reciprocidade do mundo.
Os responsáveis afetivos sabem da importância do agora. Eles não brincam com o tempo de quem topou partir para esse amor. São sinceros, cúmplices e não deixam de transparecer, sempre que possível, os caminhos das emoções que sentem. Quem tem responsabilidade afetiva conversa, dialoga e não esconde inteiros.
Infelizmente, é cada vez mais comum o encontro com pessoas que fingem atitudes e instantes. Seja para esconderem suas reais personalidades ou para proteção contra futuras decepções. São coisas que acontecem, você sabe. Mas, para a nossa sorte, ainda existem indivíduos que ignoram essas regras e se jogam de coração. Não é que eles não tenham nada a perder, mas o medo de viver não é suficientemente forte para interrompê-los de sentirem.
Tem a ver com intensidade, mas não é só isso. Quem já teve o cotidiano mudado por causa de um sorriso, talvez entenda um pouco mais dessas nuances. Porque tem a ver com a felicidade que você passou, por acaso ou interesse, em relação ao amor que deu certo. E se deu, de repente não é na conta da sorte que esse aceno deva entrar. Responsabilidade afetiva é jeito de se entregar.
Imagem de capa: UvGroup, Shutterstock
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…