Nos últimos anos ouvimos falar bastante sobre qualidade de vida, saúde, alimentação, hábitos saudáveis, cuidados com o corpo e etc. Isto tudo é muito importante e com certeza devemos estar atentos, mas não podemos nos esquecer de cuidar da saúde mental.
Ela é tão importante e necessária em nossa vida a ponto de ter sido criada a campanha Janeiro Branco, para nos lembrar, logo no início do ano, que de nada adianta termos feito promessas de mudar, (seja a área financeira, sejam os relacionamentos, ou a decisão de fazer uma dieta e exercícios regulares) se não cuidarmos de nossas emoções, se não cultivarmos bons sentimentos, e não fizermos nada para cuidar da saúde mental.
Por isto esta campanha nasceu, para que possamos nos fortalecer, aprender mais sobre nós mesmos, termos consciência de quem somos e do que queremos, para assim sermos bem-sucedidos nas demais áreas da vida.
A importância de cuidar da saúde mental
Quando a saúde mental não vai bem, qualquer frustração é motivo para desistir, então, se temos como meta para o ano o sucesso no trabalho, e em um dado momento acontece algo inesperado com o qual não sabemos lidar, se nossa mente e emoções estão fragilizadas, abandonamos a ideia inicial, passamos a acreditar que nada dará certo e que nunca teremos sucesso.
Esta forma de agir diante de algo que deu errado por um momento é reproduzida em várias áreas da vida: no relacionamento conjugal, no relacionamento familiar, na dieta, e o medo de fracassar nos leva a desistir no primeiro desafio, pois não estamos mental e emocionalmente prontos para arriscar, para ir além, para sair da zona de conforto e vislumbrar novos horizontes. Desta forma, a situação vai se agravando e cada vez mais deixamos de acreditar em nós mesmos e na possibilidade de evoluir.
Como seres humanos somos um todo, somos seres biológicos, sociais, psicológicos e espirituais, e para termos saúde de fato, todas estas áreas devem estar em harmonia e sendo bem cuidadas, pois uma interfere na outra, uma precisa da outra em pleno funcionamento, porque o todo é maior que a soma das partes!
A falta de saúde mental afeta nosso organismo, seja de forma leve ou de forma grave. Existem situações em que uma dor emocional muito grande, que é difícil suportar e que não temos com quem dividir, torna-se uma dor física, cuja causa os exames médicos não descobrem.
Outras vezes não sentimos dor, mas sentimos um mal-estar, cansaço, fome, fraqueza, porque algo nos falta, a carga emocional é grande, chegando a cansar o corpo físico, nos deixando sem ânimo para nada. O oposto também acontece, deixando nossa mente agitada, acelerada, impedindo-nos de relaxar e dormir, causando problemas maiores ainda.
Além disso, a saúde mental/psíquica está relacionada com doenças mais graves, como câncer, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares, que podem se desenvolver por vários fatores, sejam emoções, pensamentos e sentimentos mal elaborados, comportamentos inadequados, que aconteceram em decorrência do descuido com a saúde mental.
Por estes e outros fatores, devemos cuidar de nossa saúde mental, cuidar de nossas emoções, estar de bem com quem somos, buscar o autoconhecimento e a autoaceitação, pois tudo isso influencia a nossa autoestima e a saúde em geral.
Não devemos deixar para depois, não devemos cuidar de nossa saúde mental apenas em janeiro, mas começar hoje e cuidar sempre, de janeiro a janeiro, para termos saúde, bem-estar e sucesso em toda a vida! Se for preciso, busque a ajuda profissional de um psicólogo, não espere ser tarde demais para dar atenção ao seu eu interior, conheça-se e seja feliz!
Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa, texto de Joscelaine, Psicóloga
Imagem de capa: katewhitephoto, Shutterstock
Se você é fã de tramas intensas, cheias de ação e drama emocional, Através das…
A infância é um período de aprendizado intenso, onde relações interpessoais desempenham um papel crucial…
Uma nova ilusão de ótica tem desafiado os internautas, com uma imagem que esconde um…
A sequência do aclamado musical “Mamma Mia!” fez sucesso entre os fãs do musical e…
Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os…
Ter uma casa impecavelmente organizada pode parecer apenas uma preferência, mas para a psicologia, esse…