Marcel Camargo

Quem se preocupa demais consigo mesmo não terá tempo para mais ninguém

“A morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E, por isso, não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. (John Donne)

Sim, é muito importante que cuidemos de nós mesmos, de nossa saúde, agindo em favor de nosso bem estar quando a vida assim o pedir. No entanto, ninguém consegue ser feliz e completo somente pensando em si mesmo e em mais ninguém. Vivemos em sociedade, ou seja, deixar de enxergar o próximo acaba nos tornando incapazes de perceber a extensão de nossos atos.

Ninguém é uma ilha isolada, já dizia J. Donne, estamos todos interligados, de uma ou de outra forma, o que nos torna responsáveis pelo que acontece em nossas vidas e nas vidas que caminham conosco. Quem somente age visando aos próprios propósitos, sem refletir sobre as consequências de seus atos na vida dos outros, muito provavelmente acaba machucando pessoas pelo caminho. Se a única preocupação é a própria vida, as demais em nada importarão.

Mensagens visualizadas e não respondidas, recados não lidos, emails acumulados na caixa de entrada, aniversários esquecidos, palavras não ditas, afetos não correspondidos, tampouco demonstrados. O esquecimento e consequente ignorância do outro aos poucos acaba nos afastando de muito daquilo que deveria sempre ser mantido pertinho, porque então tudo se distancia da gente, tanto o que é ruim, quanto o que era essencial.

Pessoas narcisistas não param para pensar no outro, nem refletem sobre o mal que possam estar causando, caso seus desejos estejam sendo atendidos. Precisam, a todo custo, alcançar os seus objetivos, além de perderem tempo excessivo cuidando de si mesmas, da própria aparência, das próprias roupas, do próprio cabelo, das próprias dores. Gente assim não terá um segundo sequer, em sua agenda, para se voltar além do próprio umbigo.

Sabe-se que quem não se ama não será capaz de amar a ninguém mais, porém, quem somente enxerga a si mesmo pela frente, da mesma forma será incapaz de amar com verdade. Isso porque amor requer pousar os olhos nos terrenos alheios, com entrega. Amar também requer renúncias, concessões, coisas que alguém centrado no próprio ego jamais será capaz de fazer. E todos merecemos um amor de verdade: você também.

Imagem de capa: Lia Koltyrina, Shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Share
Published by
Marcel Camargo

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

3 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

5 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

7 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

7 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago