Essa é pergunta a se fazer. Porém muitas coisas não permitem mais voltar atrás. Um dos maiores desgostos que uma pessoa pode ter é a impossibilidade de voltar no tempo, quando se quer voltar. Retornar momentos, recuar em algumas decisões. Fazer diferente e retroceder sobre coisas que consentimos ou não agimos. Algumas vezes dizer. Outras vezes, calar. Agora já era, o tempo passou, a chance se foi, não dá mais.
O arrependimento faz pensar sobre o que deve ser feito agora, o que poderia ter sido feito antes, o que ainda podemos fazer e o que realmente queremos fazer. Reflexão sobre possibilidades. Pé no chão sobre vontades. O que sobressai? Temos um baú cheio de sonhos não realizados dentro do peito. Temos uma caixa cheia de remorsos guardados na memória. Mas e daí? Carregar esse peso por toda vida? Pra quê? As horas perdidas não se recuperam mais, mas o mesmo relógio que passa o tempo, diz que outras horas ainda virão. Tempo de consertar erros cometidos. Então corrija-os!
Às vezes a vida nos testa, às vezes parece que não somos bons o suficiente. Tem dias que tudo parece ser tão difícil. Em diversas ocasiões estamos perdidos, acreditando em versões irreais que criamos de nós mesmos. Perdidos em ilusões reais de quem pensamos ser. Aprenda isso: Prefira sua versão real. Sem vestir sonhos que não lhe cabem mais. Saiba onde está, saiba o quê quer, saiba aonde quer chegar. Olhe o horizonte, é lá! Siga em frente, sem perguntar o porquê.
O que vale a pena é aproveitar a imensidão e a profundidade do mar para lavar o corpo e não para afogar a alma. Aproveite toda essa vastidão de respostas que a vida te oferta. A gente pensa demais nas preocupações, quando deveria viver mais sem as tê-las, convivendo com esperança, paz e amor. Descubra-se, é lindo quando acontece! Ouça a voz de seu coração, é ela quem te guiará, é ela quem te dirá onde está sua felicidade. Você pode recomeçar sempre que quiser. Não escute o mundo, pois são poucos os que querem te aplaudir. Não de ouvidos ao medo e incertezas, só querem te fazer desistir. Ouça você mesma, ouça quem te ama com certeza. Ouça seu profundo silêncio. Nele estão todas as chaves e respostas, todas janelas e portas, todas as direções e caminhos. Se você aprender a ouvir com sabedoria, descobrirá em teu silêncio a voz mais bela que pode vir de ti, descobrirá dentro de si mesmo o melhor conselho que poderá ouvir. Descobrirá que recomeçar é sempre preciso.
Imagem de capa: BlackbourneA, Shutterstock
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…