Categories: Marcel Camargo

Acredite: em todo final, existe um recomeço

Tudo tem um ciclo, é a lei da vida e da morte. Porém, se conseguirmos enxergar um novo início após cada término que pontuar nossa jornada, estaremos sempre prontos para recomeçar.

Venho aprendendo que tudo o que sai de nossas vidas abre espaço para que algo chegue. Costumamos não nos dar conta disso, ocupados que estamos em lamentar o que se foi, quem partiu, o que perdemos, porém, quanto mais o tempo passa, mais tenho a certeza de que sobreviver requer dar-se a oportunidade de recomeçar, após cada dor, cada tombo, cada término de ciclo, de relacionamento, de momentos.

Perdi meus pais e viver sem eles não é fácil. Tive que reaprender a caminhar sem tê-los na retaguarda, sem ter alguém em quem pudesse confiar e me abrir sem medo, pois os pais nos aceitam incondicionalmente. Com isso, fortaleci-me e aprendo a escolher com mais coerência as pessoas com quem posso compartilhar minhas verdades. O fim da vida de meus pais me forçou a viver faltando um pedaço, seguindo a cada novo dia, mesmo com a alma aos pedaços.

A gente acha que não vai sobreviver sem algumas pessoas, tamanha é a falta de ar que a ausência delas nos provoca, mas a gente sobrevive. O rompimento de uma amizade, de um amor, por mais que nos entristeça e seja desesperador, acaba nos colocando de frente com novos rumos que se abrem bem à nossa frente. Porque sempre existirão novas pessoas nos esperando para ofertar sentimentos verdadeiros; basta pararmos de olhar para trás e manter o olhar ali em frente.

O mesmo ocorre em relação a vários aspectos de nossas vidas, em que seguramos junto até mesmo o que nos faz mal, por medo do recomeçar. É o caso, por exemplo, de empregos que nos diminuem e não acrescentam nada, embora neles estacionemos, sem nem ao menos tentar enviar currículos, ou procurar por novos cursos, novas ideias, novas oportunidades. Porque a gente também se acomoda ao que é incômodo, convivendo com a dor do medo, que paralisa e cega.

Infelizmente, não conseguiremos manter conosco tudo o que quisermos, sejam pessoas, sejam coisas, sejam momentos, sejam sentimentos. Tudo tem um ciclo, é a lei da vida e da morte. Porém, se conseguirmos enxergar um novo início após cada término que pontuar nossa jornada, estaremos sempre prontos para recomeçar, para seguir em frente, para que não desistamos dessa nossa mania linda de ser feliz. Sempre e apesar de tudo.

Imagem de capa: marvent, Shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Share
Published by
Marcel Camargo

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago