A ansiedade é um transtorno que muitas pessoas sofrem em silêncio, ainda que afete a sua vida e as relações com os demais. Compreender quem sofre de ansiedade é o primeiro passo para ajudá-los a vencê-la.
Há muitas pessoas que sofrem com a terrível ansiedade. Um problema que afeta uma grande parte da população, causando-lhes um grande mal-estar e impossibilitando que possam realizar muitas de suas tarefas diárias. Mas esse estado de ansiedade às vezes não se manifesta de uma forma “chamativa”.
As pessoas com este problema talvez se comportem de uma forma negativa com os demais e, às vezes, seus atos podem parecer incompreensíveis. É por isso que você deve aprender a compreender o que estão passando ainda que, às vezes, nem mesmo as pessoas ansiosas o saibam.
O ansioso vive um verdadeiro calvário
Pensamos que a ansiedade é algo similar ao estresse: passageiro, mas isso não é verdade. A pessoa ansiosa pode conviver com esse estado durante um tempo mais que suficiente para que gere sérios problemas de saúde.
Se você sofreu de ansiedade em alguma ocasião, saberá que a pessoa ansiosa vive num contínuo estado de angústia. Essa angústia é algo que a persegue constantemente e, por mais que queira, não consegue livrar-se dela. Por isso, muitas pessoas que sofrem de ansiedade são muito irritáveis.
Lamentavelmente, as pessoas ansiosas sabem que sempre se encontram à espera de que algo ruim lhes ocorra.
Quem nunca sofreu com esse problema dificilmente pode se colocar no lugar da pessoa ansiosa. Por isso, a ansiedade às vezes é chamada de “a epidemia silenciosa”.
As pessoas que sofrem com esse problema vivem um verdadeiro calvário porque, na maioria das ocasiões, não sabem o que está acontecendo com elas, nem por quê. É algo que pode ser resultado de um fato que aconteceu há muitos anos, ou de um acúmulo de coisas. Em todo caso, elas precisam da sua ajuda.
As pessoas que sofrem de ansiedade precisam da sua ajuda
Ainda que existam enfermidades que não podemos identificar apenas olhando para a pessoa (isso não se passa apenas com a ansiedade, mas também com a depressão), devemos ser compreensivos e tentar ajudar de alguma maneira. Mas, o que podemos fazer? E mais… há algo que possamos fazer?
Claro que sim. Apresentamos aqui alguns conselhos que lhe permitirão ajudar as pessoas que sofrem de ansiedade:
– Seja compassivo: às vezes, devemos apenas estar junto, fazer a outra pessoa saber que pode contar conosco se, em algum momento, precisar.
– Entenda que a pessoa ansiosa não pode escapar: por mais que queira, a pessoa com ansiedade não pode escapar dela.
– Está presa, encurralada, e isso é algo que devemos compreender.
– Até a coisa mais simples as satura: não é que se estressem ou se bloqueiem com facilidade, é que estão tão sobrecarregadas que qualquer coisa, por mais simples que seja, vai lhes saturar.
– Não podem explicar o que acontece com elas, sobretudo porque, às vezes, a ansiedade não tem um motivo claro por trás dela. Por isso, não devemos crer que o que sentem não é algo real, porque é sim.
– Preocupam-se com coisas ridículas: sim, com coisas que você pensará que são tolices, mas que para elas não são!
Quando sua mente é a sua maior inimiga
É difícil se colocar no lugar da pessoa ansiosa, mas devemos fazer um grande esforço para entendê-la e oferecer-lhe nossa ajuda, o máximo que pudermos. Não é fácil e, às vezes, não a compreenderemos.
Alguma vez você já esteve em contato com uma pessoa depressiva? Assim como as que sofrem de ansiedade, elas mostram, às vezes, um mau comportamento em relação aos outros, que faz com que se afastem. Elas não querem isso, mas estão sofrendo tanto que expressam seu mal-estar dessa maneira tão inadequada.
Quando temos um problema em nossa mente que não podemos controlar, este se volta contra nós. A ansiedade, como dito anteriormente, é muito difícil de solucionar. Também é difícil identificar a sua origem pois, às vezes, a causa se encontra no passado.
Tanto se você sofreu de ansiedade quanto se alguém próximo está sofrendo, você saberá agora que é algo com que se vive em segredo e em silêncio. A pessoa que sofre também não entende muito o que está acontecendo, mas precisa de toda a sua ajuda para poder superar este problema.
Fonte indicada: Melhor com Saúde
Imagem de capa: Mikhail Zahranichny, Shutterstock
Se você está em busca de um filme leve, divertido e emocionante para curtir em…
Já reparou para onde seus olhos vão quando você está pensando profundamente? Desviar o olhar…
Aclamado por sua grandiosidade visual e narrativa, o épico “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve, já…
O humorista e apresentador Fabio Porchat, 41, revelou que decidiu não ter filhos e descreveu…
Caracteres invisíveis são caracteres Unicode especiais que parecem invisíveis aos olhos humanos, mas desempenham um…
O egoísmo, presente em maior ou menor grau em todas as pessoas, pode se revelar…